Ler é o melhor remédio
Da educação à saúde emocional
Inauguramos aqui um novo espaço no Rua de Baixo, um lugar onde vamos apresentar livros, escritos por especialistas, que oferecem uma reflexão sobre como cuidar melhor de nós, física e emocionalmente, para assegurar uma melhor saúde e bem-estar.
Não assumimos qualquer periodicidade, que pode ser semanal, quinzenal, mensal ou outra, mas sim o compromisso de fazer uma espécie de “serviço público” em nome de mais e melhor anos de uma vida mais equilibrada para si e para a sua família.

Como desenvolver o pensamento crítico das crianças
de Joana Rita de Sousa
Manuscrito (presenca.pt)
Nas primeiras páginas deste livro, Joana Rita de Sousa, licenciada em Filosofia, mestre em Filosofia para crianças e fundadora da filocriatividade, revela que o mesmo se destina a «pessoas adultas, que estão, de alguma forma, ligadas à educação (…), mas também para as famílias». Essa premissa vai sendo explorada, sob várias perspetivas, ao longo de oito capítulos onde o ponto de partida é o pensamento, crítico lá está, mas entendido como um músculo que sem ser exercitado «perde força, agilidade e resistência». Por isso, a especialista explica o que, enquanto pais e educadores, podemos fazer para potenciar o cogito das crianças, mas, acima de tudo, o nosso.
Joana Rita de Sousa destaca também a importância do pensamento crítico na formação das crianças, e como o desenvolvimento dessa capacidade é essencial para que possam, ao longo da vida, interpretar informações, tomar decisões fundamentadas e tornarem-se cidadãos mais ativos e conscientes em sociedade.
Para facilitar a aprendizagem, Como desenvolver o pensamento crítico das crianças está escrito numa linguagem simples e direta, oferendo uma abordagem prática, propondo atividades e técnicas que podem incentivar a curiosidade, a análise e a reflexão dos mais novos. Outro dado importante abordado é, principalmente num presente tão dominado por aquilo que é partilhado na Internet e nas Redes Sociais, a necessidade de questionar informações, promover debates saudáveis e cultivar um ambiente onde a opinião de cada um é respeitada e valorizada.
Paralelamente, a filósofa e perguntóloga, enfatiza o papel das emoções e da empatia no processo de crescimento, sugerindo-se que a capacidade de pensar criticamente está intimamente ligada à compreensão dos sentimentos dos outros, regendo-se pela máxima: «parar, pensar, escutar».
No fundo, o leitor tem nas suas mãos um guia útil para quem almeja educar mentes pensantes, preparadas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com discernimento e responsabilidade, assente num pensamento independente e reflexivo.
Tome nota
«Este livro parte de três pressupostos: pensar é pôr-se a caminho; as crianças são seres criadores de sentido; e o entendimento do diálogo como um desporto.»

Fazer reset
de Dra. Aditi Nerurkar
Ideias de ler (ideiasdeler.pt)
Numa sociedade cada vez mais exigente e repleta de estímulos, o stress e a ansiedade são companheiros de muitos, estimando-se que um em cada três portugueses é assombrado por esses fantasmas que colocam em perigo a saúde mental, quando o mesmo passa a ser mais do que um fenómeno biológico saudável.
Aditi Nerurkar, médica especialista em stress na Universidade de Harvard dedicou parte da sua investigação a analisar essa relação, pois, ainda em estudante, foi diagnosticado um quadro de “stress debilitante”, tendo sido aconselhada a «relaxar mais». Esse foi o ponto de partida para uma vida dedicada ao estudo dos efeitos do stress no cérebro e no corpo, e neste livro reúne cinco métodos, a par de quinze técnicas que ajudam a regular o organismo e a sentir-se mais equilibrado, que, comprovadamente, contribuem para a recalibração do cérebro, mudar a relação com o stress e prevenir o esgotamento.
Mas a especialista vai mais longe e aborda a necessidade de reavaliar e, muitas vezes, reinventar as nossas vidas e rotinas, num mundo em constante mudança e cheio de desafios. Para tal, defende sugere que façamos um reset interno, não apenas centrado na saúde, mas também na forma como encaramos a vida, os nossos hábitos e as metas que estabelecemos.
Para tornar essa demanda mais apelativa e próxima de quem a lê, Nerurkar partilha histórias inspiradoras e estratégias valiosas que encorajam a fazer mudanças significativas das nossas vidas, seja isso arranjar forma de tornar o dia a dia mais saudável ou tornar-se mais grato pelas coisas mais simples da vida.
Todos os conselhos oferecidos em Fazer reset apoiam-se numa base científica e aconselha-se a quem o lê refletir naquilo que apreende, sublinhando-se que, mesmo nos momentos de maior crise ou estagnação, é possível redirecionar o nosso caminho e construir uma vida mais significativa. E, segundo Aditi Nerurkar, o poder que possibilita essa mudança está única e exclusivamente nas nossas mãos.
Tome nota
«Trabalhando com a sua biologia, em vez de contra ela, pode otimizar a sua capacidade de fazer alterações saudáveis ao stress, ao burnout e à sua saúde mental.»
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados