rdb_lisbonid2009_header

Lisbon ID

De 3 a 11 de Outubro de 2009 na FIL decorre um dos mais importantes certames de Design de Lisboa.

A Lisbon ID é um evento que vai ter lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL) no Parque das Nações, em Lisboa, de 3 a 11 de Outubro de 2009 e consiste numa plataforma de divulgação e de negócios de Design de Equipamento e Design de Interiores. Vai decorrer simultaneamente à feira Intercasa e pretende atrair não só profissionais do sector da indústria e design mas também o público em geral.

Um dos grandes objectivos deste evento é a apresentação concentrada de muitas das melhores marcas, designers e empresas do ramo industrial em Portugal, que optaram por marcar presença no sentido de promoverem o seu trabalho inovador e espírito empreendedor.

O evento vai ser composto por seis espaços distintos cuja designação é o Design Marcas, Design Indústria, Materiais e Serviços, Lx Interiors, Área de Designers e um Lounge e Espaço de Conferências.

No espaço Design Marcas, podemos contar com a presença de empresas como a Paris Sete, que se associou à  marca Vitra e que é uma referência internacional em design de mobiliário. Podemos contar também com outras marcas como a Cerne, que vai apresentar aqui a sua nova linha de mobiliário, a Arte Assinada e a T-Zero, que entre outras apresentam as suas representações e respectivas novidades.

O espaço Design Indústria pretende promover a ligação entre designers e empresas do sector industrial, e vice-versa, apresentando diversos trabalhos de colaboração no desenvolvimento de novos produtos, sendo alguns dos quais apresentados em primeira mão. Esta é uma óptima iniciativa pois irá certamente apoiar a incrementação de uma política de design nas empresas, assim como irá proporcionar novas oportunidades aos designers emergentes, que agora poderão aumentar as probabilidades de produzir e comercializar peças desenhadas por si. Neste espaço podemos contar com designers como Marco Sousa Santos associado à marca Larsofá, e o designer Toni Grilo associado ao lançamento da nova marca Riluc, entre outros.

A área de Materiais e Serviços irá  contar com marcas como a Urban Chic (estofos e confecção para profissionais), a Mitera, a Viroc e a TEV2, que apresentam os seus materiais e equipamentos mais recentes ou a Gmais que irá apresentar a sua nova colecção de banho.

O espaço Lx Interiors, um dos mais mediáticos do certame irá contar com a participação de diversos designers, arquitectos e decoradores que, apoiados por um conjunto de marcas de mobiliário e produto, deram largas à imaginação e decoraram uma habitação com espaços distintos e cujo mote foi o Design Local baseado na zona do Alentejo e Comporta e o Design Ecológico.

A Área de Designers é um espaço dedicado a designers juniores e seniores que aproveitam a Lisbon ID para promover o seu trabalho e as suas peças de autor. Entre eles podemos contar com o excelente trabalho de Rodrigo Vairinhos, Pedro Melo Mendes, Teresa Prego ou Luís Teixeira. Esta é mais uma óptima iniciativa que permite uma maior ligação dos designers ao público em geral, de uma forma directa e mais personalizada.

No Lounge e Espaço de Conferências podemos contar com o contributo de algumas marcas de qualidade. No Lounge será possível conhecer um novo conceito de restauração apresentado pela Fabrico Infinito, a Carpacciaria Infinita, onde teremos acesso a um menu de carpaccios de carne, peixe, fruta ou vegetarianos e sobremesas diversas, e uma área reservada à marca Nespresso. No Espaço de Conferências, equipado pela Vitra, o objectivo primordial é que este seja uma plataforma de trabalho, dando lugar a conferências importantes, palestras informais, reuniões de trabalho entre designers, arquitectos, industriais, académicos e outros interessados, e onde se promovam novas ideias de cooperação e competências.

Esta iniciativa já fazia falta no nosso país, numa altura em que se ressalva a importância de destacar o papel dos criativos emergentes e de motivar aqueles que se esforçam diariamente por tornar acessível aos portugueses o espírito de design ao nível internacional. Como designer, agradeço.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This