rdb_citrusorange_header

Citrusandorange

Susana Oliveira em discurso directo.

Susana Oliveira é autora do blog Citrusandorange. Para quem nunca viu ou ouviu falar, é um espaço feminino, de bom gosto, onde se partilham ideias e propostas de decoração, regadas de apetitosas sugestões culinárias, mesas decorativas encantadas e apontamentos de design de interiores que são regalo para os olhos e sensibilidades artísticas mais refinadas.

No Citrusandorange a Economista, de formação, e Bancária, de profissão, residente na vizinha Invicta – donde curiosamente se destacam alguns dos melhores e mais consolidados nomes do design nacional – recebe quase em família os visitantes cibernáuticos. Ao mesmo tempo que brinda com mesas de fazer crescer água na boca, amacia-nos os ouvidos durante as visitas com alguma boa música e fala-nos das suas filhas – fruto do casamento com o DJ Rui Murka – que nalguns episódios a ajudam a definir ou orientar melhor as novidades que vai expondo neste seu “passatempo-profissional” como sugere.

Em conversa com Susana Oliveira ficou-se a entender um pouco melhor como tudo começou, as suas vontades ou ambições a curto/médio-prazo e o que espera desta sua outra profissão a Economista que fala apaixonadamente do que faz, mas prefere não ser rotulada de Decoradora, ainda que seguidores e figuras de prestigio reconhecido no meio concedam a ordem que não lhe apaga o sonho.

“Isto tudo começou, e quase terminou logo de seguida, no Verão de 2009”, lembra Susana. “Não consigo situar o momento preciso, nem a altura em que entrei em contacto pela primeira vez com blogs, mas sei que me apeteceu registar cibernauticamente as várias coisas de que gosto e que, na realidade, nunca tinha parado para catalogar. Sempre gostei de decoração – os meus apartamentos foram e são constantemente remodelados – e o design de interiores sempre foi uma área que me interessou, apesar de não ter qualquer formação a esse nível”, reforça.

“O nosso gosto evolui, educa-se e, no fundo, esta partilha de ideias do blog surge dessa necessidade de ir mostrando a evolução do meu gosto, a vários níveis: decoração de interiores, styling de mesas, design, fotografia e aspectos vários de lifestyle”.

O nome para o blog não surgiu na sequência duma gorda lista de hipóteses, mas de um modo natural. Susana explica-o: “surgiu de uma imagem que vi no Flickr, do blog Cannelle et Vanille – era tão linda a foto dos citrinos e da laranja, que me lembrei desse nome! Uso-o até hoje, se bem que por vezes tenha algumas dúvidas quanto à sua aplicabilidade no contexto que procuro para o meu blog”.

Quando a actividade profissional que nos ocupa a maioria do tempo, permite, ainda assim, a permanência e persistência naquilo em que gostaríamos ou sentimos capacitados e/ou atraídos em fazer para o resto das nossas vidas, é, igualmente, naturalíssimo que encontremos pontos de ligação entre aquilo que nos permite levar uma vida mais desafogada e aquilo que gostávamos que fosse o nosso poiso, como reza o ditado, útil e agradável. Essas analogias são reflectidas pela criadora do blog do seguinte modo: “encontro uma, com a minha carreira, o contacto com as pessoas. Para mim, os blogs funcionam também como uma excelente forma de comunicação e de networking, É assim que vou conhecendo e aproximando de muitas outras pessoas que, de outra forma, nunca conheceria! O meu curso (Economia) pouco ou nada tem a ver com esta área – mas é precisamente por isso que gosto desta diversificação de interesses. Acho que todos devemos ter um hobby! Daí que seja realmente um passatempo, mas sem nunca fechar as portas a outras oportunidades que me possam surgir. Eu gostava de aprender mais qualquer coisa dentro das várias áreas que me interessam. O styling de mesas e fotografia são, por exemplo, umas dessas áreas”.

A avaliar pelos trabalhos e requisições que lhe são feitas, as aprendizagens têm sido uma constante no seu percurso nestas lides. E elas darão, certamente, algum trabalho.

“Desengane-se quem pense que manter um blog neste âmbito é uma coisa que dá pouco trabalho”, começa por discernir, “pelo contrário, dá muito trabalho, requer muita pesquisa, precisamos de estar atentas àquilo que queremos comunicar, enfim, tem sido um desafio e um prazer muito grande para mim”, reforça. “Não é um blog profissional – nem tempo tenho eu para lhe dedicar as horas de que gostaria pois, com um emprego full-time e duas meninas, não é fácil – mas também quero que seja um espaço mais pessoal e acolhedor, sem precisar de high maintenance”, conclui.

Nada melhor que a própria a subentender ou explicitar, quem ainda não lhe (re)conhece o espaço, para o descrever. Assim, “é simples, colorido e inspirador, talvez”, afirma, quando lhe sugiro que o caracterize em apenas três palavras. Mas, justifica: “simples porque sou adepta do less is more – e porque ainda não desenvolvi as minhas capacidades de web design, colorido porque é isso mesmo que ele é – vive das cores – e inspirador, pois trata-se de um registo e partilha das coisas de que vou gostando, a cada momento”.

Os leitores da RDB entenderão, como referido inicialmente, o papel que a música ocupa na sua vida e é ela quem o reafirma – “vendo o meu blog perceberão a importância que ela tem na minha vida. De uma forma quase constante, os títulos das mensagens que posto são músicas ou partes delas pois, sempre que penso nalguma coisa, vêm-me à cabeça músicas”. Em casa de músico: “Music in my mind!”, reforça.

Susana deixa uma dica aos leitores RDB: “sou da opinião de que a decoração e o cuidado na apresentação das mesas – na generalidade, não apenas de doces – vai-se tornar uma tendência muito forte – já o é, nalguns países. Abusem dos detalhes e peças pessoais e, se a carteira o permitir, sempre flores à mesa!”.
Esperemos então que sigam o conselho e o espaço.

“The world is an exciting place!” refere Susana Oliveira. Acredito que sim!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This