mario_kart_8_deluxe-mario-bowser-and-peach-1072

Mario Kart 8 Deluxe | Análise

Quando a Nintendo diz Deluxe é para levar mesmo a sério!

Esta incursão na Nintendo Switch pode parecer, à primeira vista, o mesmo jogo que chegou à Wii U. No entanto, a grande verdade é que Mario Kart 8 Deluxe traz não só todos os DLCs que chegaram à anterior consola da Nintendo, como ainda várias adições à jogabilidade e um aspecto muito mais actualizado que a sua anterior versão.

O elenco foi enriquecido com seis novas personagens (totalizando mais de 40 personagens), com claro destaque para Bowser Jr, King Boo, assim como Inkling Boy e Inkling Girl da série Splatoon. Por outro lado regressam também alguns itens clássicos da série, como Boo que permite roubar itens aos outros jogadores e a pena que permite saltar mais alto sobre obstáculos e jogadores. O famoso power-slide, um movimento que permite nas curvas deslizar ao mesmo tempo que acumulamos energia para um aumento de velocidade, permite agora acumular uma adicional carga, o que facilita ainda mais a aproximação dos jogadores mais receosos ao modo 200cc onde a dificuldade é superior. Surgem também novos veículos e a possibilidade de acumular dois itens diferentes para utilizarmos durante as corridas.

Outra das novidades é a possibilidade de activarmos a opção Smart Steering que apoiará os principiantes na série Mario Kart a adaptarem-se mais facilmente aos comandos, assim como a opção Auto-accelerate que permite que o acelerador funcione de forma automática. Estas opções podem ser activadas a qualquer momento através do menu de pausa e desactivadas totalmente no menu principal de opções.

Screen-Shot-2017-01-12-at-10.04.51-PM

Regressa também o clássico Battle Mode em percursos onde o objectivo é, como o nome indica, provocar o máximo de estragos nos adversários. No total, são oito as pistas deste modo e trazem ao de cima o melhor que Mario Kart tem para oferecer aos jogadores ao nível de experiência de jogo. Para variar a oferta, dentro deste modo, podemos ainda escolher cinco tipos diferentes de partidas: Shine Thief em que os jogadores têm que tentar aguentar ao máximo a estrela para alcançar a contagem de 20 pontos; Coin Runners onde os jogadores têm que tentar apanhar o máximo número de moedas; Renegade Roundup onde duas equipas – cops e robbers – jogam aos polícias e ladrões em coop; Bob-omb Blast em que o objectivo é arrebentar os balões dos adversários com Bob-ombs; e a Balloon Battle em que o objectivo é arrebentar os balões dos adversários da forma que melhor conseguirmos.

Como podem ver, conteúdo novo não falta a esta versão Deluxe de Mario Kart 8 na Nintendo Switch. É tanto e tão bom que os próprios jogadores que já possuírem a versão da Wii U (tão bem recebida em todos os meios) vão equacionar a compra desta nova versão por todas as novidades que introduz. A versão da Wii U já era por si só de elevada qualidade visual, mas aquilo que vemos chegar à Nintendo Switch é de uma fluidez simplesmente deslumbrante. Os cenários vibram com os 1080p quando jogamos na televisão e, esta é uma opinião muito pessoal, ainda melhor fica quando pegamos na consola e a levamos para qualquer lado a 720p no modo portátil. Afinal de contas foi assim que comecei a jogar Mario Kart quando, a caminho da universidade, passava horas a fio de volta de Mario Kart:Super Circuit no Game Boy Advance e a fluidez da “versão portátil” traz-me momentos de nostalgia muito reconfortantes.

NintendoSwitch_MarioKart8Deluxe_Presentation2017_scrn02_bmp_jpgcopy.0

E jogar com os amigos é ainda mais espectacular na Nintendo Switch! Esta é definitivamente a consola para jogar em grupo e Mario Kart é mais um título que o comprova. Trazer os amigos a casa e, apenas com os dois Joy Con que acompanham a Nintendo Switch, poder convidá-los a jogar continua a ser fascinante, mesmo depois de mais de um mês de consola. A esta jogabilidade multijogador no sofá de casa, junta-se ainda a hipótese de poder jogar com os amigos que estão ao nosso lado em partidas online onde os servidores, a julgar pela nossa experiência até agora, estão a corresponder bastante bem. Talvez falte um chat de voz mas a Nintendo promete compensar lá mais para o final do ano com uma aplicação móvel (opção estranha mas que nos deixa curiosos ainda assim).

Este é o jogo que promete trazer ao de cima o pior das pessoas, com os sorrateiros encontrões da Peach que nos mandam “para as couves”, o riso sarcástico do Wario quando nos ultrapassa no último segundo em cima da meta, ou até com aquela tinta de polvo enviada pelo malvado do Bowser, quando estávamos no primeiro lugar e que nos envia direitinhos a uma banana só para logo a seguir o Bowser Jr nos enviar ainda com uma carapaça e pouco depois acabarmos a corrida no oitavo lugar… Sim, vai-vos acontecer isto e ainda pior! Mas a verdade é que Mario Kart 8 Deluxe é brutalmente divertido e não se arrependerão de enriquecer a vossa biblioteca da ainda recente Nintendo Switch com um jogo para longas horas de velocidade e diversão.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This