Ministry of Supply

Ministry of Supply

A tecnologia da NASA ao serviço da moda

A camisa é uma das peças de vestuário mais utilizadas pelo homem. Para muitos é obrigatória em ambiente de trabalho sendo suficientemente versátil para ser utilizada em outras ocasiões mais casuais. Contudo, a camisa, tal como a conhecemos “sofre” de alguns problemas “crónicos”: dificilmente pode ser utilizada mais do que uma vez sem uma lavagem e passagem a ferro; ao longo do dia amarrota-se facilmente e não se adapta a diferentes temperaturas. Para superar estes desafios a marca norte americana Ministry of Supply criou uma colecção de camisas fabricadas com componentes utilizados nos fatos espaciais da NASA colocando assim a tecnologia ao serviço da indústria de moda.

Os desafios que a marca se propõe a ultrapassar parecem ser bastante ambiciosos por isso decidimos experimentar a camisa APOLLO, a primeira peça que a Ministry of Supply produziu com base em “materiais de mudança de fase” (ou PCMs). A primeira impressão ao vestir a camisa é de extrema comodidade. A versão slim tem um corte elegante, moderno e é comprida o suficiente para usar por dentro e fora das calças. O material é diferente de todos aqueles a que estamos habituados, muito macio e leve.

Do uso diário foi possível retirar a conclusão que a camisa cumpre praticamente a 100% com aquilo que promete embora seja necessária uma boa dose de bom senso na sua utilização. A capacidade de retenção/libertação da temperatura não faz milagres em dias frios. Em dias amenos em que a diferença de temperatura seja de 3 a 5 graus então praticamente não se nota a diferença da alteração de ambientes. Este mesmo bom senso tem que ser aplicado em relação à transpiração. Com esta camisa é muito mais difícil surgirem as dramáticas manchas de suor mas se for utilizada num dia quente no caminho para o trabalho utilizando uma bicicleta como veículo, vai depender muito do metabolismo de cada um. Garantidamente a experiência será melhor do que utilizando uma camisa “normal” mas não se podem pedir milagres.

Normalmente quando uso uma camisa, no mesmo dia, à noite, ela vai para o saco da roupa suja. Com a APOLLO basta pendurar direitinha num cabide que no dia seguinte está pronta para vestir. Não sendo obviamente impermeável à água, pequenos pingos de água podem ser sacudidos não sendo absorvidos pela camisa. A flexibilidade do material é também fantástica e mesmo depois de a “esticar” um pouco rapidamente volta à forma normal sem criar pregas.

Ministry of Supply - Apollo Shirt

Esta é sem dúvida a melhor camisa que alguma vez vesti e uma interessante junção entre a tecnologia e o design.

Para ficar a conhecer um pouco melhor a Ministry of Supply, colocámos algumas perguntas a Gihan Amarasiriwardena, Co-fundador e CEO da marca:

Qual é a história da Ministry of Supply? Quem são os fundadores e quais as suas origens?

Temos vindo a trabalhar sobre a performance da moda masculina à bastantes anos. Conheci os meus co-fundadores – Kit Hickey e Aman Advani – no MIT, onde estudei engenharia e eles estavam no curso de gestão. Todos nós tivemos um conceito similar para a roupa diária que não tivesse em consideração apenas o estilo, mas também o desempenho. Depois de colaborar em alguns protótipos, lançámos oficialmente a camisa Apollo como um projecto Kickstarter em 2012.

Como surgiu a ideia de utilizar materiais dos fatos espaciais da NASA em peças de vestuário?

Enquanto estudámos no MIT, tomámos conhecimento de materiais especiais desenvolvidos para fatos espaciais da NASA. Chamados de “materiais de mudança de fase” (ou PCMs), eles ajudam a regular a temperatura dos astronautas entre ambientes muito quentes e muito frios no espaço. Percebemos que hoje em dia os homens também têm muitos ambientes diferentes entre seus trajectos, trabalho e vida social – e que os PCMs poderiam ser a tecnologia perfeita para ajudar a mantê-los frescos e confortáveis.

Como foi o processo de investigação para usar esses componentes em camisas de forma a manter as peças agradáveis de utilizar?

Passámos vários anos a trabalhar na camisa Apollo e o processo de investigação continua. A pesquisa começou quando eu ainda era estudante e nós continuamos a melhorar o design e integração de diferentes tecnologias nos nossos produtos. A experiência do cliente tem também um papel fundamental nas actualizações e ajustes de cada peça que produzimos.

Quais são os componentes? Contactaram a NASA e eles deram apoio?

Os PCMs desenvolvidos pela NASA são  agora uma plataforma de tecnologia aberta, assim como a maior parte das outras invenções da NASA. Eles ficaram bastante empolgados sobre o uso dos materias na camisa Apollo e nós estamos muito felizes pela democratização da tecnologia levando-a da indústria aeroespacial para o uso diário.

Independentemente da tecnologia por trás do produto, o preço é muito acessível. Têm planos para distribuir seu produto em lojas de todo o mundo?

No último ano temos promovido o produto em lojas pop-up nos EUA e Canadá por um tempo limitado. Nós gostaríamos de compartilhar os nossos produtos com mais pessoas, e as nossas roupas estão disponíveis on-line para qualquer país. Temos grandes clientes em todo o mundo – incluindo Portugal!

Porquê Ministry of Supply? Qual a história por detrás do nome?

Todo mundo está familiarizado com James Bond e Q, o seu especialista em tecnologia. O personagem de Q é realmente baseado numa pessoa real – Charles Fraser-Smith – um inventor que equipou as forças armadas britânicas na Segunda Guerra Mundial. Seu departamento foi “Ministry of Supply”. O nosso objetivo é fornecer ao homem moderno todo o equipamento que ele precisa para ser “secretamente incrível” como Bond e pronto para qualquer situação do dia-a-dia. Por isso o nome encaixa como uma luva.

Qual tem sido o feedback dos clientes e a procura? Estão motivados para o futuro?

Estamos muito animados sobre o futuro da Ministry of Supply e do vestuário de desempenho para todos os dias. Desde o nosso lançamento recorde no Kickstarter, onde conseguimos 400.000 dólares mais do que o esperado, temos assistido a uma forte procura dos nossos produtos – todos os dias recebemos feedback de clientes que amam as roupas e querem mais. Com base nos seus comentários e a nossa visão para um guarda-roupa completo com base no estilo e performance temos alguns novos produtos planeados para 2014 e 2015.

Estão a planear o lançamento de outros produtos usando a mesma tecnologia?

Durante o verão, lançámos o Apollo Polo – que é uma edição limitada de uma camisa pólo ainda em versão experimental. Essa edição apresenta a mesma tecnologia de regulação de calor presente na camisa Apollo. Também estamos introduzindo novas tecnologias em outras peças de vestuário de uma forma contínua.

Você acha que a indústria da moda deve estar mais consciente dos avanços da tecnologia?

Tradicionalmente, a moda e a tecnologia foram considerados dois mundos separados pela maioria das pessoas. Nos últimos tempos temos assitido a algumas colaborações e produtos que estão a estreitar essa relação. Gostaríamos muito que essa realção fosse ainda maior e que a industria da moda reconhecesse que a tecnologia nem sempre tem que ser um dispositivo – pode ser tecidos especiais, a investigação e o ensaio que ajudam a criar um projeto, ou os pequenos detalhes que aumentam conforto para o cliente.

A camisa APOLLO pode ser adquirida directamente no site da Ministry of Supply mas tenham em consideração que muito provavelmente terão que pagar taxar alfandegária.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This