rdb_artigo_nokiaheadphones

Nokia Head Case

Designers de todo o mundo desenharam headphones inspirados pelas suas músicas futuristas. E os vencedores são...

Penas de papagaio, mini satélites, cabeças de tigre branco, asas de anjo e tubos de escape. Podiam ser exemplos de interpretações dadas por sujeitos relativamente perturbados a um teste de Rorschach. Estes não são os objectos que nos vêm à ideia quando pensamos em headphones. A menos que sejamos habitantes de Shibuya, Tokyo.

“Normalidade” não era de todo o conceito pretendido pela Nokia quando criou, em conjunto com a agência de publicidade Wieden+Kennedy London, o concurso Music Almighty Set. A ideia era lançar um concurso de design online bastante “à frente”, inserido na campanha Nokia Music Almighty, em que os participantes eram convidados a desenharem auscultadores estéreo bluetooth do futuro inspirados nas suas músicas favoritas.

A paixão pelo design que a Nokia sempre demonstrou nos seus produtos podia ser agora partilhada com os seus utilizadores neste concurso que apelava a um espírito de equipa, permitindo ao leigo imaginar um conceito e à equipa Nokia criar um produto tangível a partir dessa ideia.

A aplicação, desenvolvida pelas especialistas em marketing digital World Archipelago, WK e Creative Tank disponibilizava as ferramentas criativas sob a forma de templates ou Freestyle (desenho livre), permitindo a associação livre dos elementos decorativos mais descontextualizados que se possam imaginar.

A nível de campanha, o concurso foi um enorme sucesso, atingindo mais de 6000 participações. Os designs foram inicialmente filtrados por uma votação aberta ao público em geral. Desta shortlist saíram cinco designs, que por sua vez foram avaliados por um painel de juízes composto por reputados designers e experts musicais como Eddie Yip da adFunture, Felix Buxton dos Basement Jaxx, Dick Powell, designer de produto da SeymourPowell, Tej Chauhan, criativo da ChauhanStudios e também por elementos da equipa W+K Tokyo Lab.

Os vencedores foram:

– Com o maior número de estrelas, o modelo CF Flex, criado por Mr G e inspirado na canção «Dark Metal» por Rufige Kru;

– O modelo I’m Flying por Rodshakur, inspirado na música «I Believe I Can Fly» de R Kelly. Apesar de ser assustador saber que existem pessoas que conseguem ir beber inspiração seja a que música for do R-Kelly, confesso que é um dos meus modelos favoritos;

Graveyard Shift por Johnny Lighthands, inspirado na música «Thriller» de Michael Jackson, definitivamente uma das ideias mais arriscadas e absolutamente deliciosa nos seus pormenores creepy;

Free Willy por Maria Lecanda, inspirado pela música «Will You Be There» de Michael Jackson;

Robot Rock por G Smit, inspirado pela música «Robot Rock» dos Daft Punk, num espírito muito nipónico.

Anunciado em Abril de 2009, o prémio do Music Almighty Headset era a oportunidade de literalmente assistir à transformação dos seus desenhos em objectos reais e totalmente funcionais na fábrica de Londres.

Para além disso, os auscultadores vencedores estão em exposição em Londres na loja principal da Nokia desde Abril.

Deixo-vos com o genial vídeo que originou um dos modelos vencedores.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This