Numero Festival

Música, vídeo, design e Multimedia. O Número está de volta.

A 5ª edição do Número Festival, também conhecido como festival internacional de multimédia, filme e música de Lisboa, vai decorrer entre 3 e 13 de Novembro no Fórum Lisboa e na discoteca Lux.

O tema que dá mote a esta edição do festival é o binómio “Civilização de Imagens – Civilização de Clichés” e da sua programação fazem parte concertos com Bulllet, The Ultimate Architects, Pan Sonic ou Juana Molina, uma retrospectiva de vídeo brasileiro, conferências, feira de cultura & tecnologia e exposições.

A abertura ocorre a 3 de Novembro, no Fórum Lisboa, com a entrega dos «Prémios Portugueses Multimédia», uma iniciativa conjunta do Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM) e do Número, que pretende incentivar trabalhos no campo dos chamados “novos media” (vídeo-imagem, música-som e tecnologia móvel). Na sessão inaugural, actuarão os portugueses Rui Reininho, Micro Audio Waves, D-Mars, Camané e Lura, e também a inglesa Ann Shenton dos Add (N) To X.

No primeiro dia de concertos, a 5 de Novembro, estreiam-se em Portugal a cantautora argentina Juana Molina, que acabou de lançar o álbum “Três Cosas”, e da inglesa Mira Cálix, da editora Warp. A americana Dani Siciliano regressa a Portugal para apresentar mais uma vez o seu álbum deste ano, “Likes…”, enquanto os finlandeses Pan Sonic deverão revelar a electrónica bizarra do álbum “Kesto”. O cartaz deste primeiro dia é encerrado com as presenças portuguesas de Bulllet e Nicorette. No segundo, os britânicos Trevor Jackson, da editora Output, e Ann Shenton e os portugueses 1-Uik Project, Post It, Submarine e Factor Activo estarão em destaque.

Também no espaço do Lux, e durante o fim-de-semana de 5 e 6 de Novembro, estará em exibição a Musa Tour 2004, exposição comissariada pelo colectivo MUSA, o qual tem por objectivos a dinamização do design português e a sua promoção internacional.

Nos dois fins-de-semana seguintes decorrerão várias conferências dedicadas aos “novos media”, onde participarão convidados portugueses e estrangeiros como Peppino Ortoleva (Mediasfera), Christine Van Assche (Georges Pompidou) ou Roberto Moreira S. Cruz (Itaú Cultural), enquanto no Fórum Lisboa decorrerá, de 4 a 8, a retrospectiva de vídeo brasileiro.

Enquanto isso, no Fórum Lisboa, onde a entrada é gratuita, decorrerá, de 4 a 8 de Novembro, a retrospectiva de vídeo brasileiro.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This