“Ora bolas!” | Jeff Kinney

“Ora bolas!” | Jeff Kinney

Hora de confiar o destino à sorte

Para aqueles que procuram um livro para crianças – a partir dos 9 anos de idade – politicamente correcto, o começo do oitavo (O) Diário de um Banana – intitulado “Ora bolas!” (Booksmile, 2013) -, mandando todo e qualquer sentimentalismo às urtigas, poderá assustar um pouco: «A mãe está sempre a dizer que os amigos vão e vêm, mas que a família é para sempre. Bom, se isso for mesmo verdade, estou completamente tramado.»

Não se deixem assustar. A série criada por Jeff Kinney é, dentro do universo infantil, do que melhor e mais divertido se pode encontrar para oferecer a um pequeno querubim, levando-o a fazer, da leitura, uma companhia habitual.

“Ora bolas!” | Jeff Kinney

Nesta nova aventura, Greg passará pela sempre difícil fase de perder o melhor amigo para namorada deste, lançando-o num dilema existencial com várias nuances: quem lhe carregará a mochila de casa para a escola e da escola para casa? Quem fará com ele bolhas de espuma no leite com chocolate ao almoço? Quem será o seu parceiro nas emocionantes lutas de bolas de neve? Quem lhe irá copiar à mão os trabalhos de Inglês em troca de uma bolacha com manteiga de amendoim por cada página escrita? Incapaz de arranjar novos amigos, Greg decide confiar o seu destino à sorte de uma bola adivinhadora.

Para além de uma amizade em risco, Greg vê-se também envolvido numa espécie de nostalgia familiar, recordando a caça aos ovos da páscoa que a sua bisavó organizava, ao mesmo tempo que olha com tristeza para o almoço de páscoa que será este ano passado em casa da avó, que tem como única atracção para as crianças um mísero peluche. Irá o azar de Greg durar para sempre, fazendo da expressão “Ora bolas!” a sua máxima? Um livro muito divertido que terá lugar cativo nas estantes da pequenada.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This