rdb_primaverasound10_header

Primavera Sound

Uma outra perspectiva.

Já por várias vezes, em conversa com amigos, tentei transmitir aquilo que é o Primavera Sound enquanto festival e em comparação com os que cá temos. Por vezes até sinto que consegui despertar a atenção com o meu discurso, sempre inflamado no melhor dos sentidos mas no fim de contas a mensagem acaba por se perder um pouco.

Dentro do circuito dos festivais, o Primavera Sound tem um cariz único. Para os menos atentos, fiquem desde já a saber que o festival tem lugar todos os anos, em Barcelona, no final do mês de Maio. Basta olhar para o seu cartaz para rapidamente perceber o seu público alvo, vincadamente mais ligado às correntes mais alternativas da música, ou indie (se bem que ache que o termo pode ser um tanto enganador nos tempos que correm) se assim preferirem. Continuo a não me dar bem com rótulos…

O ambiente que se respira durante aqueles dias, a cidade, toda a atmosfera envolvente, são únicos. Quando o tento expressar acabo sempre por esbarrar nos mesmos ‘obstáculos’… As descrições escritas acabam sempre por encerrar em si mesmas uma elevada dose de subjectividade. O passa palavra padece do mesmo problema. Os vídeos no YouTube até aparentam ser a melhor abordagem mas acabam, na sua grande maioria, por mostrar apenas um lado da história: o do palco. Um festival faz-se de bandas mas também se faz de pessoas. E se estas forem dedicadas e devotas (não atribuir qualquer conotação religiosa à palavra) melhor ainda. Mas… como mostrar isto?

É aqui que entra Lluis Huedo.

Lluis Huedo, segundo as suas próprias palavras é um “tipo não aborrecido que vive em Barcelona”. Catalão nascido em Girona há 28 anos, trabalha como editor num canal de televisão e produz vídeos para a Heliogàbal – uma associação cultural de Barcelona – e para a Gent Normal. Entre as várias que refere, destaca-se a de Ian Mackaye, membro dos Fugazi e defensor activo do DYI, algo que surge reflectido no projecto que Huedo levou a cabo durante o Primavera Sound do ano passado.

Durante a edição de 2010, e com completa liberdade de acção e movimentos, Lluis Huedo e Jordi Sanglas, apenas munidos de duas câmaras Lumix TZ7, filmaram o festival tendo como ponto de partida a perspectiva do público. Um pequeno tesouro. Por ventura, a forma ideal de mostrar um festival da forma mais pura e honesta. Simplesmente como é e acontece.

Como em muitas ocasiões, as oportunidades, surgem quando menos se espera e esta não foi nenhuma excepção como nos conta Lluis: “Bem, trabalho com vídeo e a minha vida gira em torno de música. O ano passado estava a filmar alguns vídeos sobre música e enquanto conversava com DJ Coco, do staff do Primavera, disse-lhe que seria óptimo poder fazer um documentário sobre o festival. Foi tudo. Deram-me todas as condições e apoio de que precisava. Foi fácil.”. Para eventuais interessados em fazer algo do género por estas bandas, a conclusão a retirar daqui é que não custa mesmo nada perguntar. Quem sabe se não ficam surpreendidos com a resposta? Huedo acrescenta ainda que a maior dificuldade foi mesmo manter um equilíbrio entre o divertimento (ver concertos, beber copos com amigos) e o trabalho, dividido entre filmagens e edição. Compreende-se dada a dinâmica do Primavera Sound…

A premissa adoptada foi muito simples, “este projecto é como uma banda de improviso mas em formato vídeo. Eu gosto de mostrar tudo o mais normal possível, limpo de tudo, somente com as imagens captadas no momento”. Esta abordagem é complementada por curtas cenas nos bastidores e entrevistas, como formar de ligar melhor o trabalho, e, simultaneamente mostrar um pouco o outro lado, aquele a que poucos têm acesso.

Confesso que quando ‘tropecei’ neste documentário, pensei que o propósito fosse vendê-lo na próxima edição do festival. Não podia estar mais enganado e Huedo esclarece: “Não quero vender nada. Quero este projecto livre de dinheiro.”. O documentário será disponibilizado na internet para download gratuito. Enquanto tal não acontece, já circulam pelo Vimeo dois teasers para abrir o apetite. Não deixem de os espreitar e avaliem por vocês mesmos.

Teaser 01 | Primavera Sound 2010 from Lluis Huedo on Vimeo.

Teaser/Trailer 02 | Primavera Sound 2010 from Lluis Huedo on Vimeo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This