rdb_riso_header

“Riso: uma exposição a sério”

Uma exposição a sério

Até dia 17 de Março de 2013, no Museu da Electricidade, a Fundação EDP e as Produções Fictícias apresentam a exposição “Riso: uma exposição a sério”. A entrada é gratuita.

Mesclando formas de mediação desde a pintura à literatura, o vídeo à performance ou a fotografia à escultura, organizadas tematicamente segundo uma cacofonia arguta e propositada, a exposição leva-nos aos infindáveis lugares do riso (da natureza humana por excelência), para onde somos arrastados em encontros e desencontros ambivalentes. É-se imediatamente convidado a explorar as diversas modalidades do “fazer rir”, percorrendo uma historicidade própria das suas reflexividades artísticas, onde somos confrontados com lógicas como a da crítica sagaz ou da decepção pelo absurdo, que nos desarmam e desconjuntam numa risada sincera.

Os tempos dificilmente seriam mais pertinentes, numa altura em que o riso pode mitigar e ensinar, escancarando barreiras e alargando horizontes. Almada Negreiros, Kant, Woody Allen, D. Quixote, Almodóvar, Cruzeiro Seixas, Chaplin, José Malhoa, Paula Rego, Beckett, Andy Warhol, Peter Blake ou Buster Keaton são alguns dos muitos (mais do que imagina) nomes deste mapeamento onde se cruzam tantos eixos de uma linguagem cuja inquietude que nos deixa como que a nu.

Não tem piada se a perder.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This