Almada Negreiros

Tomar expõe a genialidade feroz do eterno modernista.

Está patente até dia 31 de Março na Galeria dos Paços do Concelho de Tomar uma exposição da obra de Almada Negreiros. A autarquia tem realizado várias exposições neste espaço através de uma parceria com José Augusto-França, relevante historiador de arte.

Futurista, Modernista, Escritor, Pintor, Desenhador, e muitos etceteras, fazem da vida e obra deste turbilhão ambulante um dos maiores génios artísticos de um Portugal tacanho de mentes, de ideias, enfim, vesgo de pensamentos e acções. Era assim no princípio do Século XX, e continua assim, para tristeza dos seus (bons) artistas e grande satisfação dos seus variadíssimos burgueses.

Tivessem esses burgueses entendido o alcance da sua mágica voz, e o sistema social, económico, político e educativo forjado no pós–25 de Abril teria alcançado uma dimensão verdadeiramente universal, liderante, e não seria apenas um bairro tímido nas traseiras dos seus vizinhos famosos.

A alma de todos nós era verdadeiramente lusitana no seu olhar. Rosnava ao burguês com toda a força de seu ser, mas no entanto não conseguiu que ele começasse a viver.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This