image_large-(2)

“Santa Família” de Eider Rodríguez e Julen Ribas

Adolescência, falta de comunicação e humor

Santa Família, de Eider Rodríguez e Julen Ribas (A Seita, 2022), é uma crítica humorística às convenções sociais e familiares.

Eide Rodríguez, professora universitária na UPV (Universidade Politécnica de Valência), escritora de contos, ensaios e BD, une as suas capacidades literárias ao mundo de aguarelas, do artista Julen Ribas, colaborador habitual da Xabiroi.

Xabiroi é um magazine completamente em euskera, nascido de uma colaboração entre Dani Fano e a Federação de Ikastolas, cujo propósito era divulgar os trabalhos de autores bascos ao público, algo que tem vindo a fazer desde a sua fundação em 2005.

Em 2017, após a sugestão de Dani Fano de uma união laboral entre Rodríguez e Ribas, é publicada a banda desenhada Santa Família. A banda desenhada é, em 2018, galardoada com o prémio Euskadi 2018 na categoria de Literatura Infantil e Juvenil.

A BD foi uma alteração ao estilo habitual de Rodríguez e uma que a desafiou a sair do seu processo criativo ermita, levando-a a trabalhar em equipa, e a partilhar os seus textos com Ribas e Fano; e serviu perfeitamente os propósitos de Ribas, que ansiava por usar desenhos dinâmicos e expressivos em aguarelas.

Com desenhos excelentes que auxiliam a narrativa, Santa Família é um retrato de uma família que vive na mesma casa, mas não comunica entre si. Essa falta de comunicação cria brechas no relacionamento entre todos, principalmente no relacionamento de Nora com os pais.

Sorkunde, mãe de Nora, é dietista profissional e catequista nas horas vagas; Teodoro, é eletricista, mas sonha em tornar-se engenheiro e Nora… Nora, é nadadora, já atingiu a maioridade, mas está numa fase repleta de dúvidas.

Presa num limbo constante de questões importantes, Nora está, prestes, a chegar ao limite da sua paciência. Com 18 anos, e assombrada por dúvidas existenciais e familiares, Nora sente que algo tem que mudar, mas os pais não a ouvem, ou fingem que não o fazem.

E é então que a corda estala, e Nora revela um segredo. A partir desse momento, nada volta a ser o mesmo.

A estrutura sagrada quebrou e os intervenientes viram-se confrontados com os problemas que tentaram ignorar ao longo dos anos. Os três vão ter que se redescobrir para poderem avançar e quem sabe restabelecer a mais sagrada instituição das suas vidas, a sua santa família.

Santa Família, de Eider Rodríguez e Julen Ribas, é uma BD divertida que aborda temas sérios, um enredo real com toques de fantasia, uma bofetada de luva branca em relação aos costumes sociais e expetativas familiares sem nunca perder o humor.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This