“TED” | Carmine Gallo

“TED” | Carmine Gallo

Ideias: a moeda do século XXI

Autor de vários livros sobre branding e comunicação, Carmine Gallo tem também trabalhado como coach em algumas das maiores marcas mundiais – tais como a Intel, a Cisco ou a Coca-Cola – conseguindo ainda arranjar tempo para fazer uma perninha, como colunista, na Frobes.com.

Partindo das sempre dinâmicas e muito recomendadas conferências TED, o guru da comunicação lançou “TED” (Gestão Plus, 2014), livro onde revela os segredos de uma comunicação eficaz e que serve de ferramenta para que, até o mais tímido e introvertido ser do planeta, consiga fazer uma apresentação em público de que se possa orgulhar – ou, pelo menos, que saia de lá vivo e sem ser alvo de chacota.

Criadas em 1984 por Richard Saul Wurman – então como um evento único -, as conferências TED foram reinventadas seis anos mais tarde na forma de uma conferência de quatro dias. Por 475 dólares, os espectadores podiam assistir a um programa de palestras sobre tecnologia, educação e design (o triângulo que forma TED), naquilo que se tornou um padrão de excelência da arte de falar em público.

Até 2005, a TED foi um evento anual: quatro dias, 50 oradores e um programa de palestras com a duração de 18 minutos. Já nesse ano, Chris Anderson – que adquiriu os direitos da conferência em 2001 – lançou uma conferência paralela, a que chamou TEDGlobal, para conseguir chegar a um público mais vasto. Em 2009, a organização começou a conceder autorizações a terceiros para organizarem os seus próprios eventos TEDx por todo o mundo e, em 2006, os oradores TED foram apresentados a uma plateia global através do lançamento do sítio TED.com que, em 2012, contava já com a módica quantia de mil milhões de visualizações, ao ritmo de um milhão e meio por dia.

Após ter analisado mais de 500 palestras TED e de ter entrevistado alguns dos seus conferencistas mais populares – e também alguns investigadores nas áreas da Psicologia, da Comunicação e da Neurociência -, Carmine Gallo chegou à conclusão de que existem nove segredos comuns a todas as grandes conferências TED.

Neste livro, Gallo revela passo-a-passo cada um desses nove truques, que poderão servir de inspiração – e sobretudo de modelo – a quem queira fazer apresentações que consigam cativar, persuadir e inspirar os seus ouvintes, tornando-as de certa forma memoráveis. Se tem uma ideia para vender mas não sabe como fazê-lo da melhor forma, “TED” será um livro para ter à cabeceira da cama.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This