The Hives | “Lex Hives”

The Hives | “Lex Hives”

Punk forrado a papel de celofane

Em 2000, uma banda sueca de nome The Hives lançava “Veni Vidi Vicious”, fazendo companhia aos The Strokes e The White Stripes na missão de dar ao rock alternativo um novo e refrescante look. O efeito surpresa teve o seu momento de glória mas, desde então, os The Hives tudo fizeram para que o termo flop não mais se despegasse dos seus fatos de cerimónia.

O último EP da banda – “Tarred and Feathered” -, editado em 2010, ainda restituiu alguma esperança aos desterrados do punk, mas a edição recente de “Lex Hives” vem mostrar que a banda deverá estar muito perto de, como um iogurte de pedaços, ultrapassar o seu prazo de validade.

Bastam apenas alguns temas para decidir que esta rodela sonora não está destinada a criar o desejo de rodar em modo repeat. «Come On», o arranque ao estilo de uma marcha militar, oferece-nos um grito repetitivo onde uma multidão exulta incessantemente – faz lembrar uma daquelas séries que tentam impelir ao riso através de gargalhadas gravadas, muitas delas pertencentes a gente que há muito deixou de ter casa própria no planeta.

É certo que os rapazes tiveram de lidar, durante os dois anos de gravação de “Lex Hives”, com diversos estúdios e oito engenheiros de som, mas o resultado final é embaraçante, com o som a apresentar-se demasiado limpo e arrumado para uma banda que um dia piscou o olho ao punk e o convidou para mais do que um café de circunstância. Soa como um disco de laboratório: falso, forçado e com muito pouco de genuíno.

A banda tentou viajar ao passado para recuperar a intensidade perdida, numa fórmula que envolvia simplicidade e repetição, mas ficou a milhas de acertar no alvo, oferecendo nada mais do que um punk forrado a papel de celofane.

Se um dia os The Hives vingaram por serem ferozes, barulhentos e tão rápidos quanto Lucky Luke a pôr o dedo no gatilho, hoje parecem ter-se tornado numa espécie de caricatura de si próprios. “Lex Hives” é um disco inconsequente e que levanta a inevitável questão: estará o jogo terminado para os The Hives?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This