“Viagem pela Literatura Europeia” | António Mega Ferreira

“Viagem pela Literatura Europeia” | António Mega Ferreira

InterRail em primeira classe

2014 tem sido, para os amantes da Literatura que se desenrola nas entrelinhas e ganha existência fora das páginas, um bom ano. Veja-se apenas o caso de António Mega Ferreira que, ainda o ano não chegou a meio, ofereceu já dois livros que reúnem textos seus organizados a partir de palestras, artigos de jornal e até alguns inéditos.

Depois da bonita edição de “Vidas Instáveis”, chega agora vez de Mega Ferreira propor aos leitores uma “Viagem pela Literatura Europeia” (Arranha-céus 2014) – textos com origem numa série de palestras pronunciadas no El Corte Inglés, no projecto Âmbito Cultural -, um inter rail em primeira classe que, segundo o autor, se afasta dos manuais universitários, sendo antes reflexo de muitas horas de vida dedicadas à leitura: «É a tentação de partilhar alguns desses prazeres da leitura que me leva a propor dez livros magníficos como itinerário desta espécie de “viagem maravilhosa”».

E de que dez magníficos nos fala Mega Ferreira? A lista é sumarenta: “Odisseia” (Homero), “Dom Quixote” (Miguel de Cervantes), “Werther” (Goethe), “As Ligações Perigosas” (Pierre Chordelos de Laclos), “Ilusões Perdidas” (Balzac), “Guerra e Paz” (Tolstói), “A Ilha do Tesouro” (Robert Louis Stevenson), “Em Busca do Tempo Perdido” (Marcel Proust), “A Montanha Mágica” (Thomas Mann) e “Livro do Desassossego (Fernando Pessoa numa das suas muitas caras).

Mega Ferreira transporta-nos ao centro da narrativa, enquadrando historicamente a obra, contando episódios sobre os seus autores, apresentando excertos, mostrando por que razões todos deveriam ler estes dez monumentos literários. Na advertência que faz nas primeiras páginas, Mega Ferreira diz que o roteiro proposto é mais uma «invitation au voyage» do que a viagem propriamente dita. Caberá assim ao leitor, depois de fechar as páginas de um livro que é degustação literária de grande nível, fazer as malas, marcar as passagens e seguir viagem através destes 10 países literários. E que viagem.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This