rdb_wehaveaband_header

We have a band

Entre o passado e o futuro

Os We Have Band são um trio londrino que promete agitar a música de dança no ano de 2010 e, embora já vários vídeos estejam disponíveis no Youtube e a banda tenha disponibilizado algumas músicas para download gratuito no seu site oficial, o muito esperado LP de estreia, “WHB”, só é editado no próximo dia 5 de Abril.

We Have Band é mais que um nome de uma banda, é uma expressão adoptada. Quem nunca foi a um estádio de futebol e ao primeiro golo da sua equipa bradou aos céus « temos equipa!». Pois eles pegaram nos instrumentos e na imaginação e gritaram o mesmo. E quem lhes pode levar a mal tal ousadia? É que, embora não sejam nenhum fenómeno da música contemporânea com a sublime machadada na inovação, os argumentos são mais que suficientes para acreditarmos que sim, que eles têm banda!

Estas três pacatas figuras são capazes de golear numa pista de dança muitas bandas que escaparam dos despojos do Electroclash e encontraram no Noise a cura para as maleitas de uma juventude que anda à deriva entre o New-Metal e o provincianismo kitsch dos Boys Noize. Tal como são capazes de se aproximarem de campo minado por outras bandas, sem que não metam lá o pé, e o sindroma do formigueiro do Boris Vian não lhes consuma a carreira a mais uma fast-band que se inflame ao primeiro trabalho e se desfaça ao segundo. No entanto, esta é a dualidade da qual muitos grupos não podem fugir e que está um pouco presente no seu primeiro álbum.

Com um primeiro trabalho, “WHB”, pronto para arrepiar muito tímpano puritano na senda de melodias cantaroladas entre o Electro e o Rock, e com a mão do rodado Gareth Jones (que já trabalhou com os These New Puritans e os Depeche Mode) na produção,  Thomas WP, Dede WP e Darren Bancroft perfilam-se como os ardinas desta boa nova e preparam-se para a espalhar Europa fora sem que haja até hoje, uma data confirmada para Portugal.

O primeiro single extraído desse filão, “Divisive”, é mesmo o tema mais forte e se na imagem do vídeo pareçam uns Devo disléxicos encenados pela Pina bausch, no som não enganam. Eles vieram á caça do New Wave e atiraram a matar, pois acertaram na much!

Em “You Came Out” o New Wave apura uma simplicidade divinal. Seria o tipo de música que os Gang Of Four não desdenhariam de embutir no último LP, mas que o talento já não lhes permite aferir.

Com uma queda numa profecia meio Electro meio fatalista, o tema “You’ve Had Band” toma contornos de uma calamidade sonora entre um ruído de um tiro que se abate entre as nossas colunas, e que nos é servido do tempero do galheteiro já usado pelos Bloc Party, banda pela qual se enamoraram e voltam a citar no balanceado ritmo de “Oh”. Música a trepar por entre emblemas vocais e bandeiras manchesterianas para os dois tópicos menos bem concebidos pelo trio.

Resta apurar sobre esta novelty britânica a imagem de que podem agradar a graúdos saudosistas do New Wave, a miúdos que se rasgam pelo Electro Punk, a donas de casa que consultam as instruções da Bimby e até a religiosos ortodoxos que se pelem por um bom canto à capela numa escapadela de fim-de-semana. Ignorá-los é que deverá ser difícil, pois estes mecenas sonoros têm tudo para compor o verão que se avizinha quente, abafado e a lembrar tons sonoros de Verões passados!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This