rdb_whitetent_header

White Tent

O que quer dizer White Tent?

A moda nacional é coisa séria e solene. Especial até. E não precisa de grandes artefactos. Se tínhamos dúvidas que as desfaçamos agora. White Tent é para o bom entendedor… uma peça de roupa basta.

Evgenia Tabakova e Pedro Noronha-Feio são as cabeças por detrás deste colectivo de design português. Nascidos na Rússia e em Portugal respectivamente, encontraram-se em Londres, onde estudaram, Evgenia no Central Saint Martin’s e no Royal College of Arts (tendo estagiado depois no atelier do designer Alexander McQueen) e Pedro no London College of Fashion.

Após terem juntado os trapinhos e criado a White Tent em 2007, acamparam na moda Lisboa no mesmo ano como parte integrante do projecto Lab. Desde então são presença indispensável em todas as edições do evento e nome esperado e mais que conhecido por entre aqueles que as frequentam. E não só. White Tent faz já parte de um leque de designers que consubstanciam a moda portuguesa e a impregnam de um carácter mais orgânico.

Na linguagem White Tent o design parece empolar-se e a moda torna-se um mero objecto, uma via para mostrar conceitos e atingir a maestria da ideia. Aqui é da manipulação criativa da modelagem, da exploração de têxteis tecnológicos e do seu comportamento e relação com o corpo que nasce toda a inspiração.

“Gostaríamos de nos tornar numa marca que alia têxteis inovadores e visualmente estimulantes com tecnologias sustentáveis, em constante progressão, questionando e desafiando as nossas prática” – Evgenia Tabakova.

Numa altura em que as preocupações ambientais andam nas bocas do mundo e a palavra sustentabilidade é espalhada aos quatro ventos, Pedro Noronha-Feio e Evgenia Tabakova fazem da marca um veículo de intervenção e de transmissão da mensagem.

Esta tenda mistura-se com o ambiente que a rodeia. White Tent é a linha, o traço, a forma e a textura. É o que nos envolve e faz parte de nós em forma de roupa.

“Temos, através do nosso percurso, vindo a percepcionar o impacto que a Moda tem no meio ambiente e nas pessoas. Acreditamos fortemente na nossa responsabilidade social, e nesse sentido, procuramos formas de tornar a White Tent numa marca marcada por práticas sustentáveis. Enquanto designers, estamos numa posição que nos permite perpetrar mudança, criando benefícios tanto sociais como ambientais. Na actual desaceleração económica, entendemos que esta questão se vai tornar um dos pontos centrais na atitude das pessoas frente à aquisição de bens de moda” – Pedro Noronha-Feio.

Após terem desenvolvido inúmeras parcerias, entre elas com a famosa marca de sapatilhas Reebok e o artista plástico Gabriel Abrantes, em 2008, foram convidados, no ano seguinte, a integrarem o projecto.

Este ano foram convidados a desenhar uma colecção conjunta com outros nomes imergentes da moda nacional como A Forest Design, Lara Torres, Vítor e Ricardo Andrez pelo Estorial Fashionart Festival e em Outubro participará na feira internacional Tranoi, que decorrerá em Paris no Carroussel du Louvre.

Se ainda não perceberam e ficaram intrigados ou curiosos com o que quer dizer White Tent visitem as lojas MUUDA (Porto), a Fabrica Features (Lisboa) ou a Mau Feitio (Coimbra) onde a marca é vendida e descubram.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This