“Relation”, de Craigie Horsfield

Exposição fotográfica a preto-e-branco em exposição até 24 de Setembro no Centro de Arte Moderna

O trabalho do fotógrafo britânico Craigie Horsfield está em exposição até ao próximo dia 24 de Setembro no Centro de Arte Moderna. Para ver, estão dispostas fotografias a preto-e-branco de escala, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos 35 anos.

A exposição de Craigie Horsfield procura criar bases para o entendimento das ligações profundas que unem uma obra complexa e significativa. Juntamente com o respectivo catálogo, constitui a primeira descrição da coerência crítica de uma obra de grande diversidade. Será uma oportunidade de familiarização com um conjunto de ideias e de obras já vistas e apreciadas em separado, divididas em categorias como fotografia, projectos sociais ou filmes e trabalho de som, mas raramente consideradas em conjunto.  

Figura única e voz habitualmente isolada que descreve uma mudança na concepção da arte recorrendo aos meios mais convencionais e modestos, Horsfield tem, desde os anos 60, vindo a fazer uma série de propostas radicais no sentido de uma comunidade futura. Depois de ter trabalhado como disc-jockey na Europa de Leste durante a década de 70, regressou a Londres na década seguinte, tendo desempenhado um papel importante no processo de transformação da fotografia do final dos anos 80. Durante a década de 90, esteve na vanguarda do desenvolvimento da arte social, projectos colectivos e da centralidade da conversação. Além disso, passou igualmente mais de 30 anos a defender a introdução de trabalhos de som no espaço do museu, o potencial da projecção em ecrãs múltiplos enquanto espaço social, e o papel central do público no entendimento do museu.

A exposição foi apresentada no Jeu de Paume entre 30 de Janeiro e 30 de Abril de 2006 e está patente no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão – Fundação Calouste Gulbenkian até 24 de Setembro, 2006 e no Museum of Contemporary Art, Sydney, Austrália de 15 de Março a 3 de Junho de 2007.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This