FIMFA 16

16ª edição do FIMFA

O regresso do Grande Palco da Arte das Marionetas

Está a chegar a 16ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas! Caracterizado pela sua singularidade, o Festival acontece de 5 a 22 de Maio, dezoito dias de uma programação aberta a toda as tendências da marioneta contemporânea.

Esta edição vai continuar a ser um espaço de discussão, formação e de reflexão sobre o teatro de marionetas, e é um dos mais importantes eventos internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, afirmando-se desde o seu início, em 2001, como um espaço de programação inovadora e alternativa.

Este é um festival único que faz um convite à descoberta do mundo com um outro olhar, revelando o que de mais importante tem sido feito no campo das marionetas e formas animadas. De França, Espanha, Israel, Inglaterra, Palestina, Irão, Holanda, Rússia e Portugal foram convidados diversos criadores e companhiaa, numa programação que inclui novos valores e grandes nomes de várias áreas artísticas, com projectos que constituem quase todos estreias nacionais – Théâtre La Licorne, Maguy Marin, Yael Rasooly, David Espinosa ou Tim Spooner, entre outros.

Na componente laboratorial e experimental, o festival criou um espaço que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores. No campo da formação destaca-se a realização do Projecto Funicular – um programa de formação internacional, com um workshop dirigido por Natacha Belova, uma construtora de marionetas invulgar que se tem destacado no panorama mundial do teatro de marionetas e formas animadas, pela qualidade e beleza intrigante das suas criações.

Espectáculos que revelam técnicas ancestrais estarão aqui em confronto com linguagens inovadoras, numa perspectiva de transversalidade artística e com uma grande diversidade de técnicas e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta e outros campos artísticos. Do circo às convulsões sociais, da guerra aos campos de refugiados, os temas abordados serão todos actuais e fracturantes, que marcam a actualidade.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This