6 Personagens à Procura de Autor
Clássico de Pirandello abre a temporada do S.Luiz.
O Teatro Municipal São Luiz iniciou a nova temporada no passado dia 17 de Setembro, com a peça “Seis Personagens à procura de Autor”, da companhia de teatro Artistas Unidos,e encenação de Jorge Silva Melo.
Escrito em 1921, por Luigi Pirandello, “Seis Personagens à Procura de Autor”, revela-se como um marco da história do teatro logo na sua primeira apresentação pública, em Roma, durante a qual a audiência reage com insultos e gritos, obrigando o autor a incluir um prefácio explicativo da estrutura da obra nas apresentações seguintes.
Em “Seis Personagens à Procura de Autor”, o ensaio de uma companhia de teatro é bruscamente interrompido pelo aparecimento de seis indivíduos proclamando-se personagens de uma peça nunca encenada e em busca de alguém disposto a levar a sua tragédia ao público. A discussão que se segue, entre “actores verdadeiros” e “verdadeiras personagens”, expõe a fronteira entre realidade e ficção, abordando não só o problema da criação dramática, mas também, o drama da própria condição humana. As peripécias relatadas pelas personagens assumem a proporção de acontecimentos reais. A encenação do enredo confunde-se com a explicação de factos. O que aconteceu realmente? Mas afinal não é tudo ficção?
Jorge Silva Melo mostra-se inteligente na escolha de actores, atribuindo o papel de personagens a actores consagrados, tanto pelos palcos como pelo pequeno ecrã e que o público identifica naturalmente nessa condição: João Perry, Sylvie Rocha e Lia Gama.
O trabalho cenográfico é despretencioso, mas eficaz, contribuindo para uma atmosfera descontraída, onde um texto centenário e complexo flui sem que o espectador consulte os ponteiros do relógio.
Em cena no São Luiz Teatro Municipal até 18 de Outubro, a encenação por Jorge Silva Melo da peça “Seis Personagens à Procura de Autor” testemunha a intemporalidade do texto de Pirandello e comprova a capacidade do encenador em adaptar um enredo socialmente datado ao público contemporâneo.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados