#7àSEXTA | Flávio Torres

#7àSEXTA | Flávio Torres

Desta vez, o nosso convidado é oriundo da Beira Baixa, mas transporta consigo a folk, a pop e o blues e outros paradigmas universais

Mais um fim-de-semana à porta (yeah, até que enfim) e mais sete músicas que não podes deixar de ouvir esta semana. Desta vez, o nosso convidado é oriundo da Beira Baixa, mas transporta consigo a folk, a pop e o blues e outros paradigmas universais. Depois de editar, no final de 2012, o seu primeiro trabalho a solo e em formato acústico intitulado “Canções de Bolso”, Flávio Torres acaba de lançar “Canalha”, um disco mais electrizante que se mantém fiel às linhas das suas influências.

Recuando a 2010, foi director musical e multi-intrumentista do projecto “The Hill Sessions”, onde, no primeiro volume editado, recompôs temas de artistas e bandas que tiveram uma grande influência na década de 60 e 70 (Pink Floyd, Bob Dylan, Johnny Cash, Jimi Hendrix, Rolling Stones, entre outros), e contou com a participação de músicos portugueses de bandas como a Jigsaw, Dapunksportif, Born a Lion e Tree Valley.

Curiosos? Seguimos então para as músicas escolhidas em primeira mão.

Sexta-feira | Tame Impala – «Elephant»

“Um tema que me acompanhou durante o ano passado e provavelmente das bandas que mais me fascinaram ao vivo, com uma abordagem psicadélica com o esplendor de um rock à anos 60 / 70.

Penso que será um bom ponto de partida para começar o fim-de-semana.”

Sábado | dEUS – «Sister Dew»

“Para acordar num Sábado em sintonia com o mundo, esta será uma das músicas que pode reunir condições para um excelente despertar. A musicalidade é tremenda, nostálgica e até inspiradora.”

Domingo | Sérgio Godinho – «Domingo no mundo»

“As majestosas canções do Sérgio são intemporais; diria mesmo imortais. Este «Domingo no mundo» de palavras cheias será o mote para uma reflexão Domingueira com ou sem fogos-de-artifício.”

Segunda-Feira | Johnny Cash – «She Used To love me a lot»

“A linguagem folk do companheiro Cash não morre nunca. Temos novo álbum com um tema que particularmente me fez tremer à primeira audição. A palavra amor faz parte de muitas canções deste senhor e esta «She Used To love me a lot» conta histórias de outro tempo, mas que ainda é o nosso tempo. O começo de uma semana não é a mesma coisa sem Johnny Cash.”

Terça-Feira | Calexico ‐ «Para»

“Terça-­Feira pára para pensar e reflectir. A semana é longa e trabalhosa e esta é a altura ideal para uma audição cheia e reconfortante, tímida e eloquente com Calexico. Destes senhores, é tudo bom.”

Quarta-feira | José Cid – «Mellotron o Planeta Fantástico»

“Hoje é dia de recordar esta obra da música portuguesa que pertence ao álbum “10 000 anos depois entre Vénus e Marte” de 1978 do grande Cid, naquele que integra uma lista de 100 melhores álbuns de rock progressivo de todo o mundo e de todos os tempos. José Cid apresenta este álbum ao vivo na íntegra já a partir deste mês.”

Quinta-feira | Censurados – «O que faz falta»

“Quase a fechar a semana e nada melhor que fazê-la em Português com esta música do nosso grande Zeca interpretada pelos Censurados. Com eles desvendei algumas Canalhices da adolescência e aprumava alguns riffs de guitarra junto à aparelhagem com as cassetes piratas; bons tempos e boas memórias.

Dedico esta rubrica ao Ribas. Descansa em Paz.”

Desta forma nos despedimos, humildemente, e na próxima semana cá estaremos com mais canções, dicas, sugestões… aquilo que queiram chamar. Boa semana.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This