rdb_amadeusdmaria2_header

Amadeus @ Teatro D. Maria II

Mozart e Sallieri sobem ao palco até dia 6 de Novembro.

A peça escrita por Peter Shafer e encenada por Tim Carrol, a convite de Diogo Infante, permite embarcarmos numa viagem ao som da música de Mozart e Sallieri ao longo do século XVIII. Entre dramas ficcionais e aspectos históricos relevantes, vemos o desenvolvimento da genialidade de Mozart – representado por Ivo Canelas – e a inveja crescente de Sallieri – representado por Diogo Infante.

Respeitando a estrutura de uma ópera e os tempos registados numa partitura, a peça desenrola-se pela memória do narrador, entre um Sallieri esquecido em vida, consciente e humano no presente e um Sallieri invejoso, raivoso e não temendo o castigo divino que condena Mozart ao esquecimento pela inveja da sua genialidade, como forma de castigar Deus por ignorar as suas preces em ser divino na sua música, na sua virtuosa vida.

Nas personagens que entram e saem de cena, vemos registos divinais como João Lagarto no papel de Imperador Joseph II, com a sua pretensão de entendido em música, ou Carla Chambel no papel de Constanze, fiel companheira de Mozart de todos os momentos, ou mesmo os Venticelli’s representados por Martinho Silva e José Neves.

Os figurinos de toda a peça foram desenhados pelos Story Tailors, dando à peça um glamour de época, valorizando cada cena.

A peça prende o espectador do início ao fim, tendo como principal personagem, não a inveja que caracteriza o mais humano de todos homens, não o trabalho contínuo e obsessivo de horas e horas mascarada por genialidade, mas sim a MÚSICA, no seu esplendor, na sua liberdade, na simplicidade e complexidade de emoções que brota dentro de cada um dos espectadores.

E como dizem os actores e encenador, é a música que fica para a eternidade, registada em cada um dos espectadores.

Na temporada teatral que se inicia, “Amadeus” é uma peça a não perder: para ver, sentir, ouvir, viver e ficar para a eternidade das nossas memórias.

“Amadeus” estará em cena até dia 06 de Novembro (4.ª a Sáb. 21h Dom. 16h).



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This