Bart Lodewijks

Exposição individual do artista holandês na Galeria de Exposições da Culturgest no Porto. Até 30 de Setembro.

Está patente até ao próximo dia 30 de Setembro a exposição individual de Bart Lodewijks na Galeria de Exposições da Culturgest no Porto.

Comissariada por Miguel Wandschneider, esta exposição dá a conhecer uma nova proposta de desenho, feito a carvão directamente sobre as paredes e, como é habitual no seu trabalho, em estreita relação com a arquitectura do lugar.

Bart Lodewijks tem vindo, desde há vários anos, a fazer desenhos a giz ou carvão nas paredes de lugares anódinos e não raramente periféricos do espaço urbano, lugares que caíram em desuso e ficaram esquecidos, desqualificados do ponto de vista simbólico, a que normalmente não se atribui qualquer qualidade estética. A procura desses lugares é uma etapa inicial e fundamental do seu processo de trabalho. Não menos importante é o tempo longo de observação envolvido na realização dos desenhos. Embora efémeros, porque vão desaparecendo progressivamente com a chuva e a passagem do tempo, esses desenhos passam a fazer parte desses lugares, enquanto perduram e tanto quanto as marcas preexistentes com as quais dialogam.

Bart Lodewijks tem feito igualmente desenhos site specific que tomam como moldura espaços interiores, nomeadamente espaços devolutos ou de exposição, e como suporte as respectivas paredes. O modo como as linhas abstractas e depuradas do desenho de grande escala se integram na arquitectura exuberante do espaço de exposições é um dos maiores desafios desta proposta.

Até ao próximo dia 30 de Setembro na Galeria de Exposições da Culturgest no Porto.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This