rdb_CargoBot_header

Cargo-Bot

O primeiro jogo para iPad desenvolvido exclusivamente em iPad e que nos ensina a programar. O seu criador é brasileiro e esteve à conversa com a RDB

Os tablets e smartphones vieram alterar a forma como utilizamos os computadores. Fácil de utilizar e intuitivo, o iPad é o dispositivo com mais sucesso e o pioneiro na massificação da utilização dos tablets no dia-a-dia das pessoas. Para além de ser uma excelente plataforma de consumo (música, notícias, filmes), o iPad é também uma excelente plataforma de jogos e, cada vez mais, um dispositivo de produtividade. CODEA é o nome de uma aplicação desenvolvida pela TwoLivesLeft que permite criar aplicações para iOS directamente no iPad.

Cargo-Bot é um jogo e a primeira aplicação criada através do CODEA. Conversámos com o seu criador, Rui Viana, um brasileiro que trabalha em Nova Iorque.

Quem é o Rui Viana? Fala-nos um pouco sobre o teu percurso, o teu trabalho …

Eu sou brasileiro e vim para os EUA para estudar Ciência da Computação no MIT em Boston. Hoje trabalho na Indústria Financeira em Nova Iorque. Gosto muito de programar no meu tempo livre e Cargo-Bot é a minha primeira aplicação.

Como tiveste contacto com a aplicação CODEA? Podes explicar-nos em que consiste a aplicação?

Eu conheci o CODEA através de um post no reddit e achei-o fantástico desde o primeiro dia. Sempre tive vontade de programar para o iPad, já que oferece uma experiência que é muito diferente da de um PC/laptop, mas nunca tive tempo para investir e aprender a linguagem de programação necessária para desenvolver aplicações para iOS. Com o CODEA é muito mais fácil. No primeiro dia fiz um jogo do tipo “pigs in clover”.

Quais os maiores benefícios na programação com o CODEA e quais as maiores limitações?

É uma aplicação excelente para criar protótipos rapidamente e ver se a ideia dá certo antes de gastar muito tempo com os desenvolvimentos. O CODEA diminui o tempo entre escrever o código e executar a aplicação, o que é muito importante para um programador. A TwoLivesLeft fez um trabalho excelente para facilitar a digitação de código no iPad, com shortcuts e autocomplete. Eu escrevi metade do Cargo-Bot directamente com o teclado virtual do iPad e metade com um teclado Bluetooth.

A maior limitação do CODEA até hoje está relacionada com a partilha das criações com outras pessoas (sem ser por copy/paste). Essa limitação foi imposta pela Apple que não quer que outras pessoas executem o seu código antes de ser revisto. Agora que o CODEA oferece uma forma de enviar a aplicação para ser revista pela Apple e para a App Store, essa limitação tornou-se menos importante.

Qualquer um consegue criar uma aplicação? Quais são os requisitos “técnicos” mínimos para começar?

O CODEA é uma aplicação de programação, então para usar tem que se estar disposto a aprender a programar. A linguagem de programação que o CODEA usa é fácil de aprender; chama-se Lua (que por coincidência foi desenvolvida na Universidade do Rio de Janeiro).

A ideia do Cargo-Bot foi tua ou uma encomenda?

A ideia do Carbo-Bot foi minha. … uma combinação do Towers of Hanoi com o Robozzle. Eu publiquei o protótipo nos fóruns do CODEIA e a TwoLivesLeft viu e gostou.

Tens outras aplicações disponíveis em iOS ou em outros sistemas?

Cargo-Bot é o primeiro jogo original que fiz. Antes tinha desenvolvido clones do Pacman e do Enduro (antigo jogo de corrida do Atari que aparece no vídeo da TwoLivesLeft)

O conceito do jogo é um pouco geek e brinca com a criação de algoritmos. Pareceu-nos que estavas a programar de uma forma visual… é assim que o consideras?

Com certeza. O jogo também é muito bom para meninos/meninas aprenderem a programar porque é muito visual. Várias pessoas já me disseram que os filhos gostaram muito do jogo.

Qual tem sido o feedback?

O feedback tem sido incrível e muito melhor que eu esperava. Vários sites e blogs publicaram uma review ou comentário. E não é só o sound bite do primeiro jogo feito no iPad – o jogo em si é bem divertido. Já chegou ao sexto lugar no Top de jogos gratuitos para iPad na apple store dos EUA, algo que nunca imaginei, com muitas reviews de 5 estrelas.

Tens outros projectos a decorrer com o CODEA? E sem ser em CODEA?

Estou pensando em desenvolver mais features do Cargo-Bot. Que tal um leaderboard ou puzzle editor?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This