f4f_25april_header

Celebração do Dia Internacional do Futebol e Amizade

O dia 25 de Abril é o Dia Internacional do Futebol e da Amizade. Este ano, foi celebrado em escolas e academias desportivas de mais de 50 países da Europa, Ásia, África, América do Norte e do Sul.

Mais de 40 000 participantes estiveram em mais de 200 eventos que fizeram parte do Dia Internacional do Futebol e da Amizade. Países como a Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bangladesh, Bielorrússia, Bolívia, França, Itália, Japão, Cazaquistão, Lituânia, Moldávia, Nigéria, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Tajiquistão, Reino Unido, EUA, Uzbequistão realizaram a Aula Internacional de Futebol e Amizade. Na Estónia e na Letónia, a Lição Aberta foi realizada em conjunto com uma sessão de treino para os jovens jogadores de futebol. Na Rússia, o Dia Internacional de Futebol e Amizade foi celebrado em escolas, academias de futebol e clubes das 11 cidades-sede do Campeonato do Mundo da FIFA Rússia 2018.

Na Bulgária, na Macedónia e na Roménia, crianças em idade escolar e jovens embaixadores do programa Football for Friendship conheceram jogadores de futebol famosos. Após a reunião, a treinadora da Federação Romena de Futebol, Nana Falemi, deu uma entrevista a um dos jovens jornalistas do programa. Durante as reuniões, entrevistas e discussões, os jovens embaixadores do FC Ludogorets da Bulgária e do FK Vardar da Macedónia discutiram com os seus pares a missão do projeto, o papel do desporto e os valores humanos mais importantes.

O famoso apresentador de televisão sérvio e embaixador do programa Ivan Ivanović juntamente com o jogador de futebol sérvio do Crvena Zvezda FC – Vujadin Savić visitaram crianças em tratamento de doenças oncológicas. Falaram às crianças sobre os Nove Valores do Futebol para a Amizade: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradições e honra. Também lhes entregaram lembranças de marca do clube de futebol e realizaram um pequeno exercício prático de futebol. Naquela noite, jovens jogadores do Crvena Zvezda FC participaram do talk show do Ivan Ivanović e contaram a uma audiência multimilionária sobre o Dia Internacional do Futebol e Amizade.

Neste dia, Ljubljana, a capital da Eslovênia, celebrou o Festival de Futebol e Amizade, enquanto na Bósnia e Herzegovina 7 clubes de futebol infantil participaram do torneio.

Em muitos países, a celebração do Dia Internacional do Futebol e Amizade continuou durante vários dias. A Grécia e o Paquistão organizaram jogos amigáveis e aulas abertas com a participação de estrelas e funcionários nacionais. Entre os convidados de honra dos eventos em Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão, estava Muhammad Taimoor Khan, ministro do Punjab para a Juventude e Esportes. Na Grécia, as crianças da escola conheceram o antigo AEK FC e o guarda-redes da selecção grega Elias Atmatsidis.

“Sempre quis conhecer um jogador de futebol famoso, e adoro jogar futebol e assistir aos jogos na TV. Agora sonho em participar do programa como Jovem Treinador. Adoro o facto de as raparigas e os rapazes treinarem e jogarem em pé de igualdade na mesma equipa. Vou enviar uma inscrição e talvez eu tenha sorte de entrar! Que a Pulseira da Amizade me traga sorte”, disse o treinador da academia de futebol Faris, Muhammad Matuk, de 15 anos, da Síria.

Cada evento começa com todos os participantes, incluindo convidados que trocam pulseiras de amizade, o principal símbolo do programa. A corda azul simboliza o céu pacífico sobre as nossas cabeças e a verde um campo de futebol acessível a todos.

O Dia Internacional do Futebol e da Amizade foi criado em 2014 como parte do Programa Social de Futebol pela Amizade da Gazprom International para Crianças, que envolve Jovens Participantes de todo o mundo. Os eventos finais da 7ª Temporada da F4F terão lugar em Madrid de 28 de Maio a 2 de Junho de 2019.


Na Índia, Ananya Kamboj, jovem embaixadora do programa e autora do livro “A minha viagem de Mohali a São Petersburgo”, organizou a Aula Internacional de Futebol e Amizade. No seu livro, ela fala ao leitor sobre os Nove Valores do programa e as suas impressões a partir da comunicação com os seus pares no projeto.

“Na minha opinião, os desportos juvenis necessitam do apoio activo dos jogadores profissionais de futebol. Celebrar o Dia Internacional do Futebol e da Amizade não só nos permite difundir os valores mais importantes como também criar novas tradições futebolísticas. Criar e preservar tradições, transmitir a experiência são alguns dos elementos mais importantes do crescimento profissional e do sucesso em qualquer aspecto das nossas vidas”, diz Mike Puig, CEO da Soccer Barcelona Youth Academy e orador do International Football for Friendship Forum.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This