f4f_day1_02

Football for Friendship | Dia 1

Que comecem os jogos.

O pontapé de saída do programa Football for Friendship foi dado através da cerimónia inaugural, como manda a lei. Ao longo desta cerimónia, realizada no El Escorial Camping, foram apresentadas as múltiplas equipas que participarão no torneio de futebol que decorrerá durante os próximos dias. O refrescante e verdejante parque de campismo vale igualmente como quartel-general de todos os participantes, que além dos artistas da bola inclui jovens jornalistas, jovens treinadores, jovens árbitros e orientadores originários das mais diversas partes do globo. Aqui decorrerão de forma diária diversas actividades educacionais para todas as crianças e adultos englobados no evento, que serão enriquecidas pela presença de convidados de várias áreas relativas ao F4F, como por exemplo o CEO da academia do FC Barcelona, Miquel Puig, ou o jogador das camadas jovens da Juventus Luka Markovic, que a seu tempo evolui nos relvados do torneio do Football for Friedship.

A simbólica Praça Nove Valores rapidamente se coloriu com as bandeiras representativas dos diversos países representados (211 é o total de nações que participam no Football for Friendship anualmente), além de animada pela divertida presença das mascotes oficiais Frieda e Freddy.

Antes do sorteio das eliminatórias futebolísticas, efectuado devidamente pelos petizes, um dosdirectores do F4F deu às boas-vindas a todos os participantes e convidado à maior edição de sempre desta iniciativa. À imagem das toponímia do parque de campismo localizado nos arredores de Madrid, o discurso apontou sempre para a difusão permanente dos valores promovidos pelo programa: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradição e honra. São estes os nomes dados às artérias por onde se dispersam os bungalows ocupados pelos participantes.

Vladimir Serov

Num mundo que recorrentemente parece premiar apenas os mais poderosos e abastados, é uma autêntica lufada de ar fresco e de satisfação assistir a programas que transportam para o epicentro da actualidade crianças (e outros protagonistas) que de outro modo dificilmente vivenciariam ambientes multiculturais de primeira água como aquele que o Football for Friedship patrocina.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This