Cheap Monday

“One man brand” sueca que compete com as grandes marcas mundiais. Conheçam este caso de sucesso.

“I guess there is no secret really… people just seem to think that they’re both cool and cheap”

Örjan Andersson

No mundo da moda estamos a viver uma época em que existe uma grande diversidade de escolhas e aquilo que é fashion não tem a ver necessariamente com a marca em questão mas sim com a originalidade e inovação. A sueca Cheap Monday é mais um caso de sucesso, que tem conseguido captar a atenção dos consumidores de jeans europeus aliando uma tremenda originalidade com um baixo preço.

Depois de ter trabalhado durante 10 anos numa loja de roupa e ter sido o “missionário” da Lee na Suécia, Örjan Andersson iniciou o seu próprio negócio em 2000 com uma pequena loja na periferia da cidade. Desde então, a Cheap Monday tem crescido imenso, inaugurando outras lojas na Suécia e internacionalizando-se, colocando assim o seu “produto” em algumas das melhores lojas europeias.

A Cheap Monday surgiu devido à necessidade de existir uma marca mais “barata” que rivalizasse com as grandes marcas de jeans e que conseguisse manter a qualidade do produto. A primeira colecção, “Tight”, surgiu numa época em que todas as marcas apostavam em calças mais largas e tornou-se num enorme sucesso na Suécia. Para além da originalidade e da qualidade da ganga, o preço foi fundamental para esse sucesso. Finalmente era possível comprar uns jeans pelo mesmo preço de uma t-shirt.

A chave para o sucesso e para o baixo custo da roupa de Cheap Monday assenta em dois factores. Todas as colecções de jeans são “unwashed”, isto é, a ganga não passa pelas tradicionais fases de lavagem, poupando assim bastante dinheiro. No que diz respeito às t-shirts e outras peças de vestuário, o trabalho é feito sempre à mão por um grupo de amigos, não existindo custos de impressão associados.

Para Örjan Andersson esta é uma forma de recuar um pouco no tempo, até ao princípio dos anos 80, em que todas as gangas eram “puras” e não sofriam nenhuma lavagem. A nova colecção de jeans da Cheap Monday vai continuar a apostar no efeito “slim”, tendo embora muitas outras variantes.

Nos últimos anos a marca cresceu imenso, tanto na Suécia como na Europa, tendo sido nomeada para “Best Jeans Design”, da revista Elle.



Existe 1 comentário

Add yours
  1. Carina Carvalhais

    apesar de ainda nao ter adquirido nenhum produto, estou fã desta marca, a primeira razão é o design em que são concebidas as peças, e outra razão muito mais importante nos correntes dias é de facto, a relaçao preço/qualidade, estamos a ver cada vez mais a qualidade em proporçao inversa ao preço e, isso deve ser um motivo de preocupação do consumidor. o que me faz gostar ainda mais, é o facto de ser uma marca sueca! a suécia é sem dúvida um país com um grande potencial no mundo da moda ;)
    bom post!

    mencantadiciembre.blogspot.com


Post a new comment

Pin It on Pinterest

Share This