CinemaScope

O Centro de Artes Performativas do Algarve apresenta uma peça de Teatro baseada no Cinema. Para descobrir de 27 a 30 de Julho em Faro.

“CinemaScope” é um espectáculo desenvolvido a partir do tema cinema. A ideia base é a de levar para palco as experiências pessoais dos actores no universo cinematográfico e misturá-las com técnicas de cinema trazidas para a cena teatral.

Durante os ensaios, o encenador/dramaturgo André Murraças, pediu ao elenco que escrevesse pequenos textos e respondesse a perguntas triviais sobre filmes. O resultado foi um aglomerado de textos soltos sobre actores de eleição, filmes de estimação ou ódio, cenas predilectas, ao qual foi depois adicionado um sentido cénico, através da recriação em cena de uma hipotética construção de um filme.

O espectáculo acaba por ser uma abordagem abstracta ao mundo do cinema, àquilo que compõe um filme (elenco, montagem, realização, etc), juntamente com a intervenção das experiências dos actores do espectáculo perante determinados filmes.

Numa primeira parte, o espectador entra como que numa zona cerebral dos actores, onde se vai montando e remontando um filme que ninguém sabe muito bem qual é a história. Numa segunda parte, os actores retomam as suas memórias cinematográficas e assumem o lado de entretenimento que o “cinema” pode ter até fora da tela. Essa dilatação de um formato que é apenas bidimensional -a tela, através de um género tridimensional – o palco, questiona igualmente ambas as formas: o cinema e o teatro.

De 27 a 30 de Julho, às 22h no CAPA – Centro de Artes Performativas do Algarve.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This