Clubbing @ Casa da Música

2ª edição, dia 3 de Fevereiro, com a presença de Jay-Jay Johanson e Who Made Who.

Depois do sucesso da primeira edição, a Casa da Música volta a apostar numa noite de festa com alguns nomes bastante interessantes da “cena” electrónica internacional. O dj set do sueco Jay-Jay Johanson e a actuação do trio dinamarquês Who Made Who são duas das principais atracções. Uma noite a não perder, dia 3 de Fevereiro, na Casa da Música no Porto.

Fiquem com a apresentação da festa, redigida pelo gabinete de imprensa da Casa da Música:

“A segunda edição do Clubbing aposta de novo em duas vertentes distintas: na Sala 2 a nostalgia da sonoridade dos anos 80, que se mantém glamourosa e vai constituindo motivo de várias revisitações e, no Cybermusica, as tendências electrónicas mais contemporâneas.

A noite inicia-se na Cybermusica com os @c + Lia. Pedro Tudela e Miguel Carvalhais desenvolvem este projecto desde 2000, colaborando ao vivo com a artista digital austríaca Lia. Dedicados à música electrónica contemporânea e com uma componente visual bem vincada, os @c + Lia têm surpreendido com performances ao vivo pelos mais diversos festivais europeus.

Na Sala 2 sobe ao palco o duo germânico Phantom/Ghost. Thies Mynther e Dirk von Lowtzow vêm apresentar o seu terceiro disco, “Three”, que apresenta baladas minimalistas e falsamente monótonas, onde prevalecem as atmosferas melancólicas e vozes profundas e onde se evocam influências de Leonard Cohen e John Cale. 

Juntando três músicos e as suas referências individuais – que passam por actividades tão diferentes como o djaying , bandas de garagem ou jazz ‘avangarde’ – o trio dinamarquês Who Made Who resulta num som muito particular, com influências do electro-funk, italo-disco, grunge ou até da música psicadélica dos anos 60. Tomas Barfod (bateria), Tomas Hoffding (baixo e voz) e Jeppe Kjellberg (guitarra e voz) compõe uma banda talhada para os espectáculos ao vivo, impondo um ritmo inebriante que tem convencido, como por exemplo na festa de encerramento dos prémios MTV em Lisboa. O disco de estreia “Who made who” (Gomma 2005) e os seus concertos têm sido recebidos com euforia em países como o Reino Unido e a França, com alguns sucessos como a versão de «Satisfaction» de Benni Benassi, onde está bem ilustrado o bom humor com que o trio escandinavo tempera as suas criações/recriações.

O sueco Jay-Jay Johanson é hoje uma das vozes mais emotivas da electrónica de raíz pop. Acaba de editar o seu último álbum, “The Long Term Physical Effects Are Not Yet Known”, renovando um repertório de canções melancólicas, carregadas de romantismo e autenticidade, que tem vindo a construir desde há uma década. Com uma sonoridade ligada ao trip-hop que remete para os primeiros registos que o tornaram famoso, Johanson tem-se voltado também para o electroclash, numa constante simbiose entre as referências melódicas do passado e os sons mais actuais da música de dança e da electrónica. É no entanto na reunião de uma infinidade de tendências e de estilos que o cantor, compositor e produtor constrói a sua identidade musical, bem espelhada no DJ set que apresenta na Casa da Música. Elogiada pela crítica e com uma recepção calorosa em dezenas de países, a música de Jay-Jay Johanson tem sido considerada ao mesmo tempo moderna e intemporal.

No Bar 1, oportunidade única para ouvir Rui Pregal da Cunha como DJ, trazendo à Casa da Música os sons da década que o tornou um ícone da música moderna portuguesa. Figura incontornável do pop/rock português dos anos 80, Rui Pregal da Cunha foi o vocalista dos Heróis do Mar. O enorme sucesso que alcançaram tem perdurado na memória colectiva de quem cresceu com «Amor», «Só Gosto de Ti» ou «Paixão» no ouvido. Depois do inovador projecto LX-90 (Uma revolução por minuto), marcou presença na cena musical londrina nos anos 90 com os Kick Out The Jams.

A noite termina vestida de ambiente dançável com o nacional Hang The DJ, que vai dar a ouvir um misto das mais diversas influências, discos, editoras e artistas.”



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This