Clube de Cinema de Setúbal
Em Janeiro, ficção-científica para todos os gostos e feitios.
Os que vivem em Setúbal conhecem de perto as condições precárias da realidade cinematográfica da cidade. De facto, para uma cidade que é capital do distrito, a existência de apenas uma sala e meia de cinema (a meia-sala corresponde ao Fórum Municipal Luisa Todi, que apenas tem sessões de cinema dois dias por semana) e um mini-multiplex (com uma programação de qualidade duvidosa) é manifestamente pouco.
Este cenário reflecte-se numa oferta deficiente, onde os filmes demoram a chegar e às vezes nem chegam. Para muita gente, a solução passa por fazer alguns quilómetros e dirigirem-se aos multiplexes das redondezas, como o Fórum Almada ou o Fórum Montijo. O próprio Festróia, cujo trabalho que tem feito na programação das salas de cinema setubalenses é exemplar, há muito que clama por uma outra sala, que lhe permita estender e dar outra dinâmica ao festival.
É com base nesta realidade que a Experimentáculo e o Instituto Porutguês da Juventude de Setúbal apresentaram o Clube de Cinema de Setúbal, projecto que procura disfarçar um pouco estas lacunas. Aproveitando uma ideia de longa data do IPJ, a Experimentáculo criou uma programação mensal de filmes, em suporte digital, que serão exibidos no auditório do IPJ todas as sextas-feiras e sábados, pelas 21h30.
Neste primeiro mês, dedicado por inteiro à ficção-científica de todos os quadrantes e épocas, as entradas são gratuitas, funcionando o projecto em modo experimental. Por isso, se gostam do género ou se quiserem apenas ajudar, apareçam. Até porque não pagam nada por isso.
Neste primeiro mês, a programação ficou assim alinhada:
Dia 5 – War Of The Worlds, de Byron Haskin (1953)
Dia 6 – La Jetée, de Chris Marker (1962) + 12 Monkeys, de Terry Gilliam (1995)
Dia 12 – Forbidden Planet, de Fred M. Wilcox (1956)
Dia 13 – Le Monstre, De Georges Méliès (1903) + The Fly, de David Cronemberg (1986)
Dia 19 – Dark City, de Alex Proyas (1998)
Dia 26 – Tron, de Steven Lisberger (1982)
Dia 27 – War Of The Worlds, de Steven Spielberg (2005)
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados