Cristal Bar
Cristal Bar, um espaço deslumbrante e ultra-moderno em Hong Kong com a assinatura da Designer e Artista Plástica Islandesa Katrin Olina.
O último grande projecto de Katrin Olina é de facto extraordinário. Já estamos habituados a ver grafismos retratados em paredes, pavimentos e tectos, mas este caso é sem dúvida pioneiro. À habitual tendência desta designer em desenvolver grafismos de grandes formatos juntou-se uma das maiores marcas de revestimentos a nível mundial, a 3M, com a sua especialidade técnica e científica, e com a qual foi possível criar um suporte visual de grandes dimensões e sem costuras onde um trabalho que funde a realidade e a fantasia é retratado.
Repleto de figuras fantasiosas e formas orgânicas que por vezes remetem para a própria natureza, os grafismos que envolvem as paredes, o pavimento e tecto deste bar parecem ganhar vida. Camada sobre camada, o processo de sobreposição de elementos de desenho usado pela artista cria um jogo de texturas suaves e esbate-se em fundos desencontrados, onde é possível por vezes ter uma percepção a três dimensões do suporte. É como se nos fosse permitido o acesso a outra dimensão ao deixarmos que a riqueza deste espaço nos abrace os sentidos.
Este é um trabalho que dilui eficazmente a fronteira entre o design e a arte, um registo sem paralelo em que, segundo Katrin, as suas memórias pessoais são retratadas e em que cada pessoa poderá rever a sua própria interpretação de uma maneira profundamente pessoal.
Katrin trabalhou neste projecto com Michael Young, que tomou a responsabilidade da direcção e produção do Bar e que desenhou através do seu estúdio em Hong Kong todo o mobiliário adjacente.
Depois de um percurso que a levou por Londres, Paris, Taipei, Barcelona, Bruxelas e Hong Kong, a artista explica: “Apesar de ser influenciada profundamente pela minha terra natal, a Islândia, vejo mais o meu trabalho ligado à exploração de mundos interiores do que ao espelho das nações.” O seu trabalho é, sem dúvida, transcendental.
Katrin Olina é uma designer e artista multidisciplinar islandesa que tem vindo a deslumbrar em áreas tão diversas como o design de produtos para alta costura, design de interiores e até as belas-artes. A sua linguagem gráfica assume uma narrativa que reflecte a visão própria de um mundo sobrenatural, orgânico e onírico.
Começou o seu percurso em Paris, tendo estudado na Escola Superior de Desenho Industrial, antes de ter integrado o estúdio de Philippe Starck na mesma cidade. Mais tarde viria a integrar o estúdio do também aclamado Ross Lovegrove.
Desde então, têm vindo a expor diversas instalações de arte pelo mundo fora e obras comissionadas para entidades como a Galeria Nacional de Oslo, na Noruega, a 100% Design em Tokyo e mais recentemente para o Museu de Reykjavik, na Islândia.
Contudo, Katrin enquanto designer desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tendências. De 1998 a 2005 colaborou com Michael Young no MY Studio, em Reykjavik, período em que criou uma das suas peças mais emblemáticas: o cabide Tree, para a Swedese.
Entre outros projectos, desenvolveu em 2005 uma série gráfica denominada “Arte em Porcelana” em conjunto com o especialista de cerâmica Rosenthal e em 2006 desenvolveu um conjunto de peças de edição limitada para a marca Fornarina. No ano seguinte torna-se a segunda mulher a desenhar o cartaz para o conhecido Montreux Jazz Festival, na Suíça, e em 2008 é nomeada para o prémio de design Elle Decoration em Inglaterra através do projecto Skin, uma clínica situada em Itália e na qual é responsável tanto pela identidade da marca como pelo design de interiores, em parceria com Michael Young.
Mas a diversificação do seu trabalho não fica por aqui. Através da sua própria empresa, Katrin Olina Ltd, tem vindo a lançar uma grande quantidade de produtos bastante diferentes entre si. Incluem-se nesta lista produtos de porcelana pintados à mão, acessórios de moda e até pranchas de snowboard e capacetes. Este ano vai ainda lançar um boneco de vinil coleccionável com uma personagem de sua assinatura.
Quanto a planos de futuro, Katrin refere a intenção de executar uma instalação gráfica de cento e cinquenta metros quadrados para cobrir a área principal do café/bar no festival 100% Design Tokyo.
Existe 1 comentário
Add yoursPost a new comment
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Um projecto deslumbrante sem dúvida, no entanto não sei até que ponto não será cansativo estar ali demasiado tempo. Penso que uma luz como na última foto da galeria deve ser o ambiente mais fascinante de apreciar. Grande work!