rdb_artigo_cristalbar

Cristal Bar

Cristal Bar, um espaço deslumbrante e ultra-moderno em Hong Kong com a assinatura da Designer e Artista Plástica Islandesa Katrin Olina.

O último grande projecto de Katrin Olina é de facto extraordinário. Já estamos habituados a ver grafismos retratados em paredes, pavimentos e tectos, mas este caso é sem dúvida pioneiro. À habitual tendência desta designer em desenvolver grafismos de grandes formatos juntou-se uma das maiores marcas de revestimentos a nível mundial, a 3M, com a sua especialidade técnica e científica, e com a qual foi possível criar um suporte visual de grandes dimensões e sem costuras onde um trabalho que funde a realidade e a fantasia é retratado.

Repleto de figuras fantasiosas e formas orgânicas que por vezes remetem para a própria natureza, os grafismos que envolvem as paredes, o pavimento e tecto deste bar parecem ganhar vida. Camada sobre camada, o processo de sobreposição de elementos de desenho usado pela artista cria um jogo de texturas suaves e esbate-se em fundos desencontrados, onde é possível por vezes ter uma percepção a três dimensões do suporte. É como se nos fosse permitido o acesso a outra dimensão ao deixarmos que a riqueza deste espaço nos abrace os sentidos.

Este é um trabalho que dilui eficazmente a fronteira entre o design e a arte, um registo sem paralelo em que, segundo Katrin, as suas memórias pessoais são retratadas e em que cada pessoa poderá rever a sua própria interpretação de uma maneira profundamente pessoal.

Katrin trabalhou neste projecto com Michael Young, que tomou a responsabilidade da direcção e produção do Bar e que desenhou através do seu estúdio em Hong Kong todo o mobiliário adjacente.

Depois de um percurso que a levou por Londres, Paris, Taipei, Barcelona, Bruxelas e Hong Kong, a artista explica: “Apesar de ser influenciada profundamente pela minha terra natal, a Islândia, vejo mais o meu trabalho ligado à exploração de mundos interiores do que ao espelho das nações.” O seu trabalho é, sem dúvida, transcendental.

Katrin Olina é uma designer e artista multidisciplinar islandesa que tem vindo a deslumbrar em áreas tão diversas como o design de produtos para alta costura, design de interiores e até as belas-artes. A sua linguagem gráfica assume uma narrativa que reflecte a visão própria de um mundo sobrenatural, orgânico e onírico.

Começou o seu percurso em Paris, tendo estudado na Escola Superior de Desenho Industrial, antes de ter integrado o estúdio de Philippe Starck na mesma cidade. Mais tarde viria a integrar o estúdio do também aclamado Ross Lovegrove.

Desde então, têm vindo a expor diversas instalações de arte pelo mundo fora e obras comissionadas para entidades como a Galeria Nacional de Oslo, na Noruega, a 100% Design em Tokyo e mais recentemente para o Museu de Reykjavik, na Islândia.

Contudo, Katrin enquanto designer desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tendências. De 1998 a 2005 colaborou com Michael Young no MY Studio, em Reykjavik, período em que criou uma das suas peças mais emblemáticas: o cabide Tree, para a Swedese.

Entre outros projectos, desenvolveu em 2005 uma série gráfica denominada “Arte em Porcelana” em conjunto com o especialista de cerâmica Rosenthal e em 2006 desenvolveu um conjunto de peças de edição limitada para a marca Fornarina. No ano seguinte torna-se a segunda mulher a desenhar o cartaz para o conhecido Montreux Jazz Festival, na Suíça, e em 2008 é nomeada para o prémio de design Elle Decoration em Inglaterra através do projecto Skin, uma clínica situada em Itália e na qual é responsável tanto pela identidade da marca como pelo design de interiores, em parceria com Michael Young.

Mas a diversificação do seu trabalho não fica por aqui. Através da sua própria empresa, Katrin Olina Ltd, tem vindo a lançar uma grande quantidade de produtos bastante diferentes entre si. Incluem-se nesta lista produtos de porcelana pintados à mão, acessórios de moda e até pranchas de snowboard e capacetes. Este ano vai ainda lançar um boneco de vinil coleccionável com uma personagem de sua assinatura.

Quanto a planos de futuro, Katrin refere a intenção de executar uma instalação gráfica de cento e cinquenta metros quadrados para cobrir a área principal do café/bar no festival 100% Design Tokyo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This