f1-2019

F1 2019 | PS4

A Codemasters entrega-nos uma nova entrada na série de lançamentos anuais dos jogos oficiais da F1 e volta novamente a impressionar-nos.

Este novo jogo promete um novo modo de carreira com a introdução da série de Fórmula 2, a adição de alguns carros clássicos (como o Mclaren de 2008) e ainda um multiplayer renovado, sendo este um dos principais focos no desenvolvimento do jogo.

// Modo principal (carreira)

Ao começar o F1 2019, somos recebidos com a criação do nosso avatar (que nos irá representar ao longo do jogo), algo tradicional nos jogos da Codemasters.

Esta feature é sempre algo bem-vindo num jogo em que o foco é o desenvolvimento e progresso da personagem, especialmente no novo modo de carreira, que agora contém alguns elementos história sobre a mesma. Estes elementos favorecem o crescimento do piloto, começando no campenato de F2 para o campeonato de F1, juntamente com o desenvolvimento de relacionamentos para com colegas de equipa e um rival, que irá servir para apimentar a competição.

Desenvolvendo esta ideia, o modo de carreira começa com a final do campeonato de F2, que é algo novo nos jogos da franchise e que pode ser considerado uma boa e interessante introdução neste modo. É ainda adicionado algum drama na história do nosso piloto com o seu rival e o seu futuro na F1, o que deixa o jogador empolgado para que consiga o 1º lugar no campeonato e assim poder escolher o seu 1º contrato com uma equipa, de forma a participar no campeonato de F1 que se segue.

Neste primeiro contrato, podemos escolher entre várias equipas, como a Mercedes ou a Renault por exemplo. Cada uma apresenta os seus objetivos (uns mais acessíveis, outros mais exigentes) e perks (equipas de nível mais baixo proporcionam bónus que ajudam o jogador a evoluir e a progredir mais facilmente).

A partir daqui, o modo de carreira desenvolve-se como nos títulos anteriores, sendo necessário corresponder aos requisitos da equipa onde o jogador se encontra, ganhar os campeonatos, realizar upgrades aos nossos carros, realizar novos contratos e participar em entrevistas.  E é aqui que se foca o desafio até ao final da carreira do piloto na Fórmula 1.

// Gráficos e Som

No que toca a visuais, F1 2019 é um jogo que possui gráficos excecionais, com texturas bem detalhadas e um novo sistema de luz que reforça um maior realismo aos carros e às pistas. Nota-se que existe uma grande atenção ao detalhe para realmente criar um ambiente competitivo e imersivo.

O som também é bem conseguido, com uma boa resposta nos motores dos carros, possuindo um som bruto na aceleração e nas curvas, o que faz com que nos envolvamos ainda mais na condução, que transmite o realismo que o jogo pretende captar.

// Jogabilidade

Em termos de jogabilidade, este jogo continua sem dúvida a manter o título ganho pelos seus antecedentes de melhor jogo de F1. A condução dos carros é excelente e realista, dando uma grande sensação de adrenalina, sendo também possível ajustar a jogabilidade entre várias opções, como brake assist, ABS, guide lines, entre outros. Isto possibilita ao jogador personalizar o seu tipo de condução de formas bastante variadas.

Para além disso, é possível ajustar outras definições, como o nível de dificuldade dos outros condutores, escolha de pneus adequada para cada pista, modos de condução  do carro  (como por exemplo: maior capacidade de travagem em curvas apertadas mas menor velocidade máxima em troca), tendo ainda mais personalização ao alcance do jogador.

De notar que este jogo é desafiante e competente na inteligência artificial. Em geral, houve aqui um trabalho muito bem feito no que toca a dar uma sensação de competição e de pura adrenalina para ser o 1º a chegar à meta ao fim de várias voltas numa corrida.

// Conteúdo extra + Longevidade

Não nos esqueçamos também do modo Solo, já típico nos jogos de corrida, que acaba por ser um modo mais descontraído, onde podemos escolher a pista, o carro, entre outros ajustes ao nosso gosto ou até organizar campeonatos próprios e afins.

Por fim, temos o renovado modo Multiplayer, que promete entreter-nos ainda mais horas contra outros jogadores e com eventos semanais, onde podemos ganhar CPs (Competition Points) para comprar novos itens de customização. Estes eventos são divididos em Feature Events – onde é possível repetir até ter o melhor desempenho -, Grand Prix – que aposta mais na filosofia do desporto – e Classic Grand Prix – onde podemos competir com os carros clássicos.

Existe também a possibilidade de comprar conteúdo adicional, como o pacote de F1 2019 Legends, que inclui os avatares e os carros clássicos dos pilotos Senna e Prost e ainda conteúdo cosmético extra através de microtransações.

// Conclusão

Apesar das pequenas melhorias em comparação à formula já estabelecida nos jogos anteriores, F1 2019 é um jogo competente e que continua a dominar o mercado como melhor jogo de Fórmula 1. O campeonato de F2 é uma boa adição à introdução do modo de carreira, mas poderia ser prolongado e mais explorado, pois apenas competimos na final do campeonato. No entanto, F1 2019 é um jogo obrigatório para os entusiastas puros deste desporto e recomendado para quem gosta de jogos de corridas de simulação com um grande sentido de competição e desafio.

N.º de Porta: 8/10



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This