Fanzine 2005

Regressa em Maio o maior evento do género em Portugal. As inscrições já estão abertas.

Fanzines são publicações alternativas e independentes. No início tratavam de assuntos como ficção científica e na década de 70 falavam principalmente de bandas do cenário punk. Posteriormente evoluíram para assuntos como política, literatura, sexo, banda-desenhada, poesias, feminismo, jornalismo de investigação e o que mais puder ser expresso em folhas de papel. Aliás, essa liberdade de escolha de temas e a forma como os mesmos são tratados é uma das várias características que diferem uma zine de uma publicação normal.

Com a evolução das novas tecnologias, nomeadamente a Internet, começou a surgir um outro tipo de zines, que embora encaixem na definição original, não necessitam de papel para ser publicadas. As web-zines (como a própria rua de baixo), têm a seu favor a constante evolução das novas tecnologias e possibilidade de acesso global, sendo necessário apenas um computador com acesso à Internet.

É este universo de publicações alternativas e independentes, que vai estar mais uma vez em destaque na 8ª edição da Feira Internacional do Fanzine, que vai decorrer entre os dias 13 e 21 de Maio em Almada.

O grande objectivo da organização é dar a conhecer os excelentes projectos nacionais e internacionais nesta área da comunicação. Com a realização desta feira vai ser possível juntar num mesmo espaço vários géneros de publicações, partilhando assim ideias e contactos. Este vai ser o local indicado para adquirir, conhecer e apreciar o que melhor se faz no mundo da zine.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This