Festival 5ªAutores

As quintas-feiras de Dezembro do Lounge vão ser preenchidas pelos melhores songwriters nacionais.

O Festival 5ªAUTORES pretende ser uma mostra de novos songwriters portugueses que se movem no universo musical de uma nova geração de músicos internacionais (que felizmente temos visto e ouvido por cá!) e cuja estética é de alguma forma influenciada pela folk, na sua simplicidade e intimismo.

Assim, durante todo o mês de Dezembro, o Lounge recebe, às quintas-feiras, o intimismo da voz e guitarra em quatro noites a não perder:

Dia 1 de Dezembro – RITA CARDOSO + MONSIEUR COCHON

Rita Cardoso venceu o Termómetro Unplugged 2000 actuando a solo, surpreendendo todos os presentes pela sua originalidade, criatividade e capacidades vocais. Em 2003 lançou o EP de estreia “Acatísia” onde se confirma o seu enorme talento. Esta é mais uma oportunidade para a conhecer.

O projecto Monsieur Cochon, tem apenas uma maqueta gravada (que foi seleccionado para representar Portugal na Bienal de Jovens Criadores da Europa e Mediterrâneo) e está a dar os primeiros passos na música nacional. Tendo já actuado com banda, no Lounge vai ser acompanhado por um guitarrista.

Dia 8 de Dezembro – OLD JERUSALEM

Para quem está atento à música nacional, Old Jerusalem dispensa apresentações (já foi capa na rua de baixo, basta procurarem na secção “Na Rua”). O projecto da responsabilidade de Francisco Silva, vem apresentar ao Lounge o aclamado “Twice the Humbling Sun”, editado este ano pela Bor Land.

Dia 15 de Dezembro – TERESA GABRIEL + ALPHA.BERTO

Começou a tocar guitarra aos 9 anos e piano aos 12, e depressa começou a escrever música inspirada por alguns dos seus heróis musicais – Jeff Buckley, Tori Amos, Fiona Apple, Kristin Hersch. Em 2003 abriu os concertos de Beth Gibbons nos Coliseus de Lisboa e Porto, tocando apenas com a sua guitarra para 3000 pessoas e recebendo excelentes críticas. Um ano depois lança o seu disco de estreia, “Heart-Quake”, apesar de ter ainda disponível um outro CD, não oficial, de nome “No Place Like Here”. Está presentemente a colaborar com dois projectos mais próximos da world music: “Alap” (sitar e tablas) e “Olive Tree” (bateria, didgiridu e percussão).

Apesar da sua formação no jazz, Alpha-Berto apresenta-se como um artista abrangente, não se focando num estilo específico, antes atravessando diversos géneros onde a guitarra desempenha um papel fundamental. Foi recentemente convidado pelo norte-americano Devendra Banhart para o acompanhar num tema no concerto da Aula Magna.

Dia 22 de Dezembro – NUNO PRATA  (ex-Ornatos)

Depois do fim dos Ornatos Violeta, Nuno Prata lançou-se num projecto a solo baseado nas suas canções. Começou a apresentar-se ao vivo em 2004, geralmente acompanhado por Nicolas Tricot. Este ano gravou “Todos os Dias Fossem Estes/Outros”, o seu primeiro disco em nome próprio, a ser editado no início de 2006 e que está a ser aguardado com muitas expectativa. Este concerto é uma excelente antevisão daquilo que vamos poder ouvir no seu disco.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This