rdb_handsomeclothing_header

A metafísica de Handsome

Pela beleza fazemos tudo. Vamos à faca e somos até capazes de tirar um pedaço da nossa nádega para nos encherem as bochechas. Se se perguntarem o que quer realmente dizer “ser belo”, a questão, diz-se, passa de corriqueira a metafísica, mas não deixa de ser pertinente.

Foi precisamente o que Christian Rice e AJ Jamani sentiram, ainda enquanto alunos universitários em Toronto. Decorria o ano de 2004, quando os dois amigos foram assombrados pela questão. E porque estas coisas assentam quase sempre em crenças pessoais, e como, obviamente, toda a gente que se debruce sobre o assunto tem uma palavra a dizer, os dois resolveram expor publicamente a questão e procurar as suas próprias respostas.

O ponto de partida foi exactamente esse: “o que quer dizer ser belo?”. Para os criadores de Handsome: “Ser-se belo vai muito além de artigos de roupa ou pura estética. Almejamos criar mais do que peças de roupa. Queremos, acima de tudo, espalhar uma mensagem positiva para encorajar as pessoas a serem boas e viverem bem”. E esta ideia de que o “belo” vai muito para além da roupa reflecte-se no conteúdo do blog que mantém e actualizam diariamente, onde falam sobre arte, música, fotografia, livros ou onde simplesmente reflectem sobre a vida. Para os dois “é a música, a moda, a arte, o design, a filosofia que circunda a marca que faz o que ela é”.

Assim, Handsome Clothing não se trata apenas de uma marca de roupa, é acima de tudo uma marca de lifestyle. E Christian e AJ não são nem músicos, nem designers, nem pregadores. “O importante não é quem está por detrás da marca, mas o conceito da mesma”.

E esta discussão quase tirava toda a intenção de “artigo de moda” do texto que se lê, não estivessem as coisas intrinsecamente ligadas e a mensagem que os dois tentam transmitir reflectida na natureza multifacetada da última colecção da marca: The Outer Space Series.

Porque querem dar aos consumidores algo estimulante e nunca antes experienciado, Handsome Clothing faz-nos uma proposta: pormos o capacete, avisarmos a base para começar a contagem, perdermos gravidade e descolarmos para uma viajem de iluminação. A vida vai muito para além do mundo material em que vivemos, e é-nos possível expandir para além o nosso próprio infinito através da procura extra-terrestre do conhecimento. Esta é a premissa.

A olho nu estão os gráficos das t-shirts e sweatshirts, mas incorporado na linha está a fotografia, o design e a história que reflectem as suas filosofias de vida e concepções sobre espiritualidade. Para além disto tudo, os dois criaram, a propósito da colecção, uma mixtape com alguns temas que servem de banda sonora para a viajem cósmica.

Quando perguntamos se já encontraram a resposta para a questão “o que quer dizer ser belo”, Christian e AJ respondem “é difícil articular, mas suspeitamos que tenha alguma coisa a ver com a tentativa de manter uma visão pluralista da vida e a mente sempre aberta”. E porque, como cantava Bowie, os jornais perguntam-se quem veste o Major Tom, nós quase apostamos que é Handsome Clothing.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This