“Miopia e Astigmatismo” | Nuno Markl

“Miopia e Astigmatismo” | Nuno Markl

O Grande Gatsby da casa de banho

«Isto não é livro que se dê a ninguém», avisa Nuno Markl na introdução a “Miopia e Astigmatismo” (Objectiva, 2013), descrevendo-o como uma espécie de «par de meias do mundo literário» ou, menos modestamente, como “O Grande Gatsby” da casa de banho.

O livro, dividido em duas metades – “Eu” e “Eu e os outros” -, reúne crónicas de uma secção do jornal Expresso para o qual Markl escreveu durante cerca de seis meses. Aliás, no que diz respeito à escrita de comédia, Nuno Markl será provavelmente o humorista nacional com uma relação mais estreita entre a vida pessoal e a vida profissional, sendo o seu humor uma fantástica recriação daquilo que lhe vai sucedendo na vida, tendo o dom de conseguir transformar coisas dadas à trivialidade em deliciosos momentos de comédia.

Nestas páginas, onde Markl confessa que tem barriga de camionista, pernas como as do Popeye e pulsos de bailarina, fala-se de tudo um pouco: da primeira viagem ao volante, em plenos 40 anos, sem um co-piloto por perto (ainda que tenha sido excitação para uns singelos 800 metros); das lojas de roupa como as novas discotecas; do conflito arte-populismo e da eterna luta interior entre o intelectualismo e a chunguice; da etiqueta refinada do beijo único; dos circos e dos direitos dos animais. Uma boa prenda mesmo para aqueles que, da sua lista de doenças, não faça parte a miopia ou o astigmatismo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This