Festival Transatlântico

Os encontros musicais entre os dois lados do Atlântico estão de volta com a 2ª edição do festival.

O Festival Transatlântico, evento que celebra as ligações históricas e culturais entre Portugal e o Brasil através da mostra das tendências existentes na cultura electrónica nos dois países, está de volta para uma segunda edição a realizar-se entre os dias 18 e 20 de Novembro.

Além dos concertos, o festival abarca também diversas actividades como conferências/debates e projecções de trabalhos e documentários.

A nível musical, da “selecção” brasileira os nomes a destacar são, inevitavelmente, os DJ’s Dolores e Patife (ver artigos relacionados) que actuarão no dia 18 no Jardim do Tabaco, em Lisboa e nos dias 19 e 20 na discoteca Industria e Hard Club, respectivamente.

Já deste lado do Atlântico, os destaques vão para os Spaceboys e 1 UIK Project feat Melo D.

Kalaf e Lil´ John (aka João Barbosa) constituem o núcleo duro dos 1-Uik Project, projecto feito de vozes e ritmos quentes traçados a partir do jazz e breakbeat. Ora cantado, ora falado, o discurso de Kalaf encontra um espaço acolhedor nos registos sonoros que deambulam do hip-hop à bossanova, passando pela soul e uma certa forma de viver a diáspora africana.

O resultado desta aventura iniciada no Verão de 2003 são canções que parecem quase sempre improvisadas, mas transparecendo uma lógica inerente e uma intuição própria, derivadas porventura do «pensamento mestiço» de que fala Kalaf.

Os Spaceboys são um projecto do núcleo criativo dos Cool Hipnoise (Francisco Rebelo, João Gomes e Tiago Santos). Explorando o universo criativo da música electrónica instrumental, numa leitura mais experimental, os Spaceboys apresentam-nos neste seu “Sonic Fiction”, o álbum de estreia, alguns ritmos irresistíveis, aliados à universal sabedoria do groove, brindando-nos com um dos mais frescos e irresistíveis discos nacionais do ano. Esta é uma obra que dá a conhecer o “background” musical de três personalidades que têm feito muito pela inovação da música moderna portuguesa.

Transatlântico – Música / Filmes – vídeos / Conferências:

18 de Novembro: Lua – Jardim do Tabaco, Lisboa
DJ Patife feat Cleveland Watkiss, DJ Dolores, Spaceboys, 1 UIK Project feat Melo D

19 de Novembro: Industria, Porto
DJ Patife feat Cleveland Watkiss, Bastian, DJ Kikas

20 de Novembro: Hard Club, Porto
DJ Dolores, Spaceboys, 1 UIK Project feat Melo D

18 de Novembro: Conferências/Debates – FNAC Colombo



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This