“O Cavaleiro Coragem!” | Delphine Cherdu

“O Cavaleiro Coragem!” | Delphine Chedru

Há um jogo de todo o tamanho dentro da árvore oca

Para os miúdos (e alguns graúdos) que nos anos 1980 dedicavam uma boa parte do tempo a essa coisa de ler livros, foi uma festa imensa receber uma revolução chamada “Aventuras Fantásticas”.

Os livros desta série eram pequenos romances onde o leitor era o protagonista da história, decidindo o seu próprio destino ao escolher avançar na aventura usando uma de entre as várias opções que lhe eram dadas, tal como escolher entre virar a Norte ou Sul. Dois dados, um lápis e uma borracha (e talvez também um papel, para desenhar um mapa e anotar os passos sem estragar o livro de tanto uso) era todo o material necessário e, muitas vezes, um livro era garantia de umas boas semanas a tentar terminar a aventura. Isto, claro, se não se fizesse batota nos combates ou outros percalços que surgissem pelo caminho.

Este ano, os mais pequenos têm novamente razões para celebrar. E tudo graças à Orfeu Negro que, através da chancela Orfeu Mini, acaba de editar “O Cavaleiro Coragem!”, da autoria de Delphine Chedru, que é já um dos grandes candidatos a livro infantil do ano. Neste livro, cujo encantamento começa desde logo pelo formato rectangular de grandes dimensões, os cantos arredondados e uma capa misteriosa, o leitor é o herói de uma história que é também um jogo.

O leitor veste a armadura, enfia o elmo na cabeça, empunha a lança e entra na pele do Cavaleiro Coragem, famoso pela sua bravura. Pelo menos segundo rezam as crónicas da cavalaria, já que a coragem ficou esquecida nalguma parte do caminho. Para a reencontrar, o nosso cavaleiro terá de entrar na árvore oca e resolver vários enigmas, antes do arriscado confronto final com o terrível dragão verde. A cada página dupla há vários jogos e enigmas para resolver: adivinhar idades, percorrer labirintos, descobrir diferenças.

Com um cuidado gráfico que evoca a era medieval e os melhores jogos de arcada, “O Cavaleiro Coragem!” é um livro-jogo que proporcionará uma aventura de todo o tamanho aos mais pequenos – e aos graúdos que tiverem a sorte de dar uma ajuda. Que, quando derem por si perdidos num ritmo circular, muito provavelmente terão vontade de desenhar o seu primeiro mapa. Preparem a armadura, a árvore oca espera por vocês.

Book trailer O CAVALEIRO CORAGEM! Delphine Chedru from Orfeu Negro on Vimeo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This