“O Livro Inclinado” | Peter Newell

“O Livro Inclinado” | Peter Newell

Para baixo, todos os santos ajudam

Uma vez mais, urge recorrer à sabedoria popular para de lá arrancar uma máxima que ilustra, na perfeição, o espírito de aventura que atravessa “O Livro Inclinado”, de Peter Newell: para baixo, todos os santos ajudam.

A história, contada em verso, apresenta-nos a Bobby, um bebé com ar de criança crescida que vive «…ao pé de um monte | tão alto e inclinado | que faz perder o horizonte | a quem não tiver cuidado». O aviso sobre o estado do terreno é dado logo na primeira quadra mas quem parece ter feito orelhas moucas foi a ama, que deixa escapar o carrinho rua abaixo dando início a uma aventura sobre rodas.

Aproveitando o embalo, e com um surto de adrenalina a invadir-lhe o corpo, Bobby «…bate palmas e acelera | lança um riso brincalhão | a ama corre e desespera | sem conseguir deitar-lhe a mão.» Bobby vai instalando o caos à sua passagem sem olhar a quem: arranca um botão ao casaco do senhor agente, acorda uma boca-de-incêndio, dá boleias breves a passageiros inesperados, aparece num piquenique sem ter sido convidado. A esta velocidade, conseguirá alguém pôr um travão na corrida desenfreada de Bobby?

Originalmente publicado em 1910, “O Livro Inclinado” foi o pioneiro do aparecimento de livros com um formato especial, como os pop-ups (aqueles com janelas de abrir e coisas para puxar) e outras preciosidades. Com a forma de um paralelograma, o livro transforma-se num “V” perfeito quando aberto, fazendo com que tanto a história escrita como as próprias imagens partam velozes aproveitando a forte inclinação.

As ilustrações, que misturam uma boa dose de charme – há jogos de ténis, chapéus elegantes, piqueniques de gala – e espírito retro com um forte sentido de alarmismo, são o resultado gráfico perfeito de uma história que desliza a 120 quilómetros por hora, em que todos aparecem de olhos esbugalhados, surpreendidos com o cenário de loucura que lhes caiu em (má) sorte. O lançamento – já na 3ª edição – é da Orfeu Negro, através da chancela Orfeu Mini.

Book trailer O LIVRO INCLINADO Peter Newell from Orfeu Negro on Vimeo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This