rdb_peterjensen_header

Peter Jensen

London Rabbit.

Um coelho estilizado como logótipo de uma marca de roupa. Um designer dinamarquês com espírito inglês. Uma abordagem que se foca na individualidade, na jovialidade, no humor (por vezes, malicioso) e numa intensa atenção ao detalhe. Um apelo ao não-convencional, à irreverência. Peter Jensen. The cool designer.

Graduou-se em Design de Moda Masculina, pela Central Saint Martin’s College of Art & Design de Londres, no ano de 1999. Alcançou o sucesso com as suas colecções de moda masculina, em Paris. Dois anos mais tarde, mudou-se para Londres, onde apostou no design de moda feminina, nunca tendo, porém, deixado a moda masculina. Desde então, tem sido presença assídua na London Fashion Week, na qual tem apresentado colecções masculinas e femininas. Muito embora Peter Jensen seja dinamarquês o seu estilo é intrinsecamente britânico, característica que se reflecte constantemente nas suas criações.

A sua mais recente pré-colecção feminina, intitulada Resort 2011 | Abigail, surge num cenário surreal, dominado por embrulhos gigantes de entre os quais surgem as modelos num estilo colegial arrojado, onde a cor predomina nas suas formas mais primárias. Vermelhos, azuis e amarelos, conjugados com os tons base – bege e branco – e com um toque sofisticado de dourado. Vestidos, saias curtas, calções e camisas são as peças-chave da colecção. Um divertido sofisticado, visível tanto nos tecidos como nos acessórios utilizados, que vão desde sapatos de salto alto até clutches. O elemento comum nos conjunto apresentado é as meias abaixo do joelho, sempre brancas com riscas de diversas cores.

Na colecção Outono|Inverno 2010, intitulada Muriel, predominam os tons discretos, numa palete de bordeaux, cinzas e verdes-escuro. Pontualmente, surgem os vermelhos, essencialmente em padrões de xadrez ao estilo escocês, e em apontamentos isolados. Também os amarelos surgem de forma esporádica, mas intensa. A colecção baseia-se, mais uma vez, num colegial chique, onde o sofisticado e o cool se misturam de uma forma muito natural e bem conseguida, como se se fundissem.

A inspiração surge das mais diversas fontes. No entanto, o designer é fortemente inspirado pela típica imagem da adolescente colegial grotesca. Desde o personagem de Jennie, a adolescente junkie do filme de culto dos anos 90 – “Kids”, interpretada por Chloë Sevigny, até ao personagem principal do livro de infância que marcou o designer – “O aniversário de Lisa”, original japonês do qual surgiu a imagem do coelho que integra o logótipo da marca. E não só, por vezes, é mesmo sentida a sua presença nas colecções do criador, em pequenos detalhes das peças desenhadas.

Para além das musas cinematográficas e literárias, Jensen também se inspira em mulheres reais. As musas de Jensen têm personalidades completamente distintas, desde Sissy Spacek até à artista nova iorquina Cindy Sherman, passando por Helena Rubinstein, Tonya Harding e Joanna Newsom, cantora que actualmente usa as suas colecções nas tournées.

Como já se vai tornando usual no mundo da moda em particular e das artes em geral, numa tentativa, quase sempre bem conseguida, de publicitar e difundir novos projectos, Jensen tem colaborado em parceria com diversas lojas de moda, nomeadamente, Topshop, Topman, Fred Perry, Ebonyivory, Falbe e B-Store. Muito recentemente, colaborou também com a marca de relógios Baby G na criação de um relógio branco com o logótipo da marca Peter Jensen, o coelho preto estilizado, muito ao estilo de ilustração japonesa.

As suas peças podem ser encontradas em lojas como a B-Store de Londres, a Opening Ceremony em New York, a Side by side em Tokyo e a UK Style em Moscovo. Uma selecção de peças da colecção Primavera|Verão’08 de Peter Jensen, intitulada Mink, pode também ser encontrada no arquivo do cineasta John Waters, na Universidade de Wesleyan, em Connecticut, EUA.

Peter Jensen foi, este ano, nomeado para os Scottish Fashion Awards na categoria de International Designer of the year (using Scottish fabric/textile), ao lado dos designers Markus Lupfer e Rodarte.

Uma promessa no mundo da moda, cada vez mais aberta às ideias pouco convencionais das mentes mais criativas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This