rdb_QuarentaOitoDezassete_headr

Quarenta e Oito Dezassete

Design Lusitano no MUDE

“Sei de um objecto que pode contar muita coisa.
Conheço cinco vontades que o souberam ouvir.”

O projecto “Quarenta e Oito Dezassete”, inserido no ciclo de exposições Made In Portugal, poderá ser visto e ouvido no piso 0 do MUDE (Museu da Moda e do Design), que conta desde 2012 com um novo espaço expositivo dedicado à inovação, criatividade e design, tanto de produtos como de marcas portuguesas, comissariado por Bárbara Coutinho.

Made In Portugal visa dar a conhecer, a nível nacional e internacional, iniciativas e projectos lusos, promovendo, assim, pequenas e grandes empresas, exaltando a qualidade do “saber fazer” português, num espaço dedicado à moda e ao design, com uma localização estratégica no coração do turismo lisboeta, a Baixa de Lisboa.

O apoio a novos projectos com valor a ser reconhecido, bem como a promoção do design português são bases que integram o conceito subjacente ao MUDE, com o objectivo de atingir, para além do público português, um público mais alargado, além fronteiras.

As peças de design aqui apresentadas, de três em três meses, são transversais a várias áreas, como sejam a música, o desporto, o têxtil ou o calçado. “Uma boa articulação entre design e o sector produtivo, com reinterpretação das técnicas tradicionais do bom design e posicionamento estratégico” é a meta a atingir, segundo a comissária da exposição.

Neste momento, e até 16 de Fevereiro, são as bicicletas que estão nas luzes da ribalta, sob a marca MyBikes, fundada pela paixão de Noca Ramos. Este desportista e amante das duas rodas, com sede na Gafanha da Nazaré, fabrica bicicletas personalizadas que já são cobiçadas por espanhóis e norte-americanos.

Numa junção entre arquitectura e design de comunicação (a sua formação), técnica e paixão, Noca Ramos produz peças singulares, uma das quais poderá ser vista nos próximos meses no MUDE, que desempenhou o papel de cliente para a sua criação. Contudo, esta não é a única peça que compõe o projecto…

“Um homem que faz objectos com alma”, “um rapaz que trabalha com os olhos e com máquinas que se inventaram para guardar imagens”, “homens que se encantam a recortar pedaços de tempo para os colar conforme lhes parecer bem” e “uma história cá dentro que quer ser contada com palavras”, aliam as suas paixões – bicicletas, vídeo, fotografia, escrita e música -, para conceber o curioso projecto “Quarenta e Oito Dezassete”.

Made in Portugal
EXPOSIÇÃO QUARENTA E OITO DEZASSETE de myBikes
MUDE /Piso 0
24.10.2013 – 16.02.2014
Entrada livre



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This