rdb_reality_header

“Reality”

É sonho ou realidade?

Convites para a Antestreia no Porto – aqui.

Matteo Garrone esteve presente na antestreia do seu último filme “Reality”, no El Corte Inglés, no passado dia 11 de Janeiro e a Rua de Baixo, como não poderia deixar de ser, acompanhou o evento.

Never Give Up! é o lema deste filme. Um conto real, recheado de sonho, ilusão e muitas emoções.

“Reality” conta a história de Luciano, um pescador de Nápoles, que é incitado pela família a concorrer para o Big Brother; a partir daí desenrola-se uma perseguição cega de um sonho. A acção do filme foi baseada em factos verídicos, que se sucederam em Nápoles, aquando a transmissão do Big Brother.

Aniello Arena, o actor que interpreta Luciano, foi condenado a prisão perpétua, e foi-lhe apenas permitido gravar as cenas durante o dia, tendo de regressar à noite para a prisão. Matteo Garrone conheceu o trabalho de Aniello Arena através do pai que era crítico de teatro. Iam ver muitas peças de teatro e seguiam várias companhias teatrais. Uma dessas companhias era a Fortezza onde Arena colaborou durante dez anos. O realizador teve contacto com trabalho de Aniello e quando preparava o casting de Gomorra queria integrar o actor, mas a autoridade jurídica não lhe deu permissão.

No filme “Reality”, a personagem de Luciano exigia um actor do povo, e a maioria dos actores vêm de um contexto burguês e não representavam o que Garrone procurava. Aniello tinha a fisicalidade e a capacidade de interpretação que o realizador ambicionava para “Reality”. E assim foi.

Em Itália muita tinta correu sobre este filme. Houve quem dissesse que era um filme sobre televisão, contra a televisão, mas na verdade este é um filme que fala de personagens e de vidas reais. Há uma grande tradição na comédia italiana de abordar a realidade, utilizando o contexto das vidas das personagens.

Matteo Garrone tinha inicialmente uma visão muito cartoon da história. A primeira ideia, quando o realizador escolheu os personagens, foi quase como se se tratasse de um filme de animação da Pixar.

A maior parte dos actores que vemos neste filme são actores reais de Nápoles e muitos vêm do teatro cómico, do cabaret.

A imprensa italiana criou a expectativa de que este filme era sobre o Big Brother. A intenção do Matteo Garrone não era fazer um filme sobre o Big Brother e isto foi causa de grande desilusão para muitas pessoas do público. Não obstante, o filme ganhou o Grande Prémio do Festival de Cannes 2012.

Matteo trabalhou como operador de câmara e realizador neste filme, tendo um modo de manipular a câmara extremamente emocional, estabelecendo assim uma relação muito próxima com os actores. Os planos são crus, emocionais e reais. As expressões dos actores são destacadas e muito valorizadas em grandes planos focados, contrastando com o background que surge muitas vezes menos nítido.

“Reality” está no limbo entre o fantástico e a realidade. Segundo o realizador, o argumento une o universo de uma Nápoles antiga ao contexto presente. A praça central do enredo é um elemento fulcral de ligação entre o presente e o passado. O palácio antigo, quase decadente, remodelado por dentro, onde toda a família reside, funciona como símbolo do mundo encantado, imaginado por Matteo.

Um dos grandes objetivos de Matteo era fazer um filme de contradições, onde as personagens vivem efectivamente num mundo particular, num mundo não real. A intenção do realizador era criar um conto de fadas, em tom de comédia, sobre a simbiose entre a realidade e a ficção televisiva. E é neste ambiente que a história se desenrola. Há uma representação subtil e inteligentemente cómica da sociedade italiana, assim como da sociedade ocidental.

Um mundo feito de contrastes, onde não se percebe onde começa e termina a realidade; onde o sonho se transforma em mania e a identidade se desfaz em obsessão.

“Reality” estreia já no próximo dia 17 de Janeiro. Não percam a oportunidade de viajar entre dois planos: a realidade e a fábula, o sonho e a ilusão.

“Reality”, será sonho ou realidade?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This