Relações 06

Instalação de João Castro Silva.

 João Castro Silva está de volta à Galeria Trema para apresentar a instalação “Relações 06”, patente até 27 de Maio e considerada um marco importante no trabalho de escultura pelo autor.

Esta foi a primeira exposição internacional de João Castro Silva (passou pelo Brasil recentemente) e o encontro com “a verticalidade intrínseca do ser humano”. Nada melhor do que perceber a importância deste trabalho através do próprio autor:

“Não deixa de ser estranho voltar a olhar para estes homens depois de quatro anos.

A ideia que deles tinha era outra, nem melhor nem pior mas outra. Passou algum tempo,

e as memórias que temos daquilo que fazemos nunca são iguais àquilo que fizemos.

A dinâmica deste projecto permitiu-lhe uma digressão por vários locais em que o número dos elementos e a composição espacial foi variando. Desde a inauguração no Rio de Janeiro passando pelo Museu Metropolitano de Arte de Curitiba e o Museu de Arte de Santa Catarina em Florianópolis, entre outros. Integrado em diferentes arquitecturas, dialogando, relacionando-se com elas, o conjunto ganhou outras leituras e interpretações, digamos que se transformou.

A distância, marcada pelo tempo, entre mim e estas peças remete-as ao lugar da memória. Mais do que uma nova leitura, o que proponho hoje é uma revisitação.

À relação incontornável da escultura com o espaço e da escultura com o desenho.”

O projecto “Relações”, iniciado em Novembro de 2001, foi especificamente estudado para a sala Clarival do Prado Valladares. É constituído por 6 peças de escultura,

em madeira, com 220X70X60 cm realizadas no ano de 2002 e pode voltar a ser visto até 27 de Maio na Galeria Trema, em Lisboa.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This