Rock_n_Roll_Sessions @ ZDB

Ex Models e Vicious 5 vão incendiar a Galeria do Bairro Alto no próximo dia 21.

As sessões de Rock n’ Roll da ZDB estão de volta e em grande estilo. Este mês, a proposta combina o underground nova-iorquino com o proclamado noise nacional. Os norte-americanos Ex Models e os portugueses Vicious 5 animam assim a noite de sábado, dia 21 de Maio, no espaço do bairro alto. A explosão está marcada para as 23 horas.

Nascidos no meio underground nova-iorquino do final dos anos 90 e início do novo milénio, os Ex-Models têm vindo a desenvolver as suas próprias variações para a desconstrução do rock. Pegando na matriz do «math-rock» deixada pelos Brainiac, os Models reúnem a precisão frenética dessa banda em complexos padrões rítmicos fragmentados com a frescura dos Liars mais dançáveis. Toda a energia é condensada até ao limite em peças que raramente passam dos três minutos.

A banda tem obra editada em alguns dos mais emblemáticos selos do panorama independente DIY norte-americano e europeu, caso da ThreeOneG, X-Mist ou Ace Fu. Apesar de pontos de contacto com o revivalismo do pós-punk, cuja morte já há bastante tempo foi anunciada, nunca chegaram a apanhar essa boleia porque o que fazem sempre esteve muito para lá disso, como comprovam as parcerias acima mencionadas e a música que já deixaram para trás.

Incendiando palcos ibéricos há mais de um ano para cá, os Vicious 5 apresentam-se na ZDB, algumas semanas após gravarem o seu novo álbum, a sair nos próximos meses pela Loop Records (e que vai ser destacado na rua de baixo brevemente).

Se «The Electric Chants Of The Disenchanted», o EP de estreia, deixou muita gente entusiasmada, quem tem acompanhado o percurso da banda em palco sabe o quanto evoluíram. As canções estão cada vez mais melódicas, um pouco mais longas, sem que com isso a música perca a sua imensa fisicalidade e descarga eléctrica.

Depois de várias actuações dentro e fora das movimentações Kid City (promotores de eventos por vários espaços lisboetas), a ZDB volta a receber os Vicious 5 para mais uma ode à desidratação.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This