Smartini

O 1º nome confirmado para o Festival Paredes de Coura. Mais um projecto nacional para ter em conta em 2006.

São oriundos da vila da Calda das Taipas, “algures entre Braga e Guimarães”, têm um passado musical em outros projectos e desde 2002 têm-se concentrado numa “aventura” chamada de Smartini, que começa a dar os primeiros passos na música portuguesa.

Depois de terem vencido a 1ª edição do festival de bandas de garagem de Paredes de Coura e garantido a sua presença na edição deste ano do festival da vila minhota, a banda surge agora com uma primeira “amostra” do seu trabalho, gravada e produzida por Paulo Miranda, que serve de cartão de visita à sonoridade do projecto.

Embora não apresentem um som “pioneiro”, os três temas disponibilizados nesta edição evidenciam um potencial bastante interessante e que pode (e deve) ser trabalhado: rock intenso e “paisagístico”, baseado numa base instrumental muito bem conseguida, repleto de alterações rítmicas e de “momentos”, com uma vocalização que, longe de estar perfeita, reflecte o espírito e as intenções da banda.

O registo abre com “sugar train”, a faixa mais interessante das três apresentadas e que sintetiza as intenções da banda. Um início calmo, um “pico”, um regresso à tranquilidade e um crescendo até ao final instrumental “apoteótico”, que ao vivo deverá ser alargado e aproveitado.

“idiotic sense”, surge “colada” à faixa de abertura e prossegue as premissas da sua antecessora, o mesmo acontecendo com “free yourself”, que das três parece ser aquela com um formato mais “tradicional”, nunca perdendo o toque de originalidade que a banda pretende vincar.

Em suma, esta primeira amostra dos Smartini deixa boas pistas para aquilo que a banda pode fazer no decorrer deste ano. Serão as actuações ao vivo a servir de “teste” às verdadeiras potencialidades da banda e que vão ter como ponto alto a actuação no Festival Paredes de Coura em Agosto deste ano. Até lá, os Smartini andam um pouco por todo o país a dar a conhecer o seu trabalho e a crescer enquanto banda.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This