rdb_artigo_passos-report

Sovaco ao alto e Fé na Aeróbica

Passos Manuel - Porto, 4 de Abril.

Foi pela primeira vez a um Sábado que, no passado dia 4 de Abril, o Passos de Aeróbica (PdA) voltou ao Passos Manuel – desde sempre o pano de fundo escolhido como palco das noites quentes, suadas, descomprometidas e, acima de tudo, muito, muito, divertidas que caracterizam as festas.

Desta vez a noite começou com o What Dj? que viu este “Passos de Aeróbica” como uma belíssima desculpa para celebrar o segundo aniversário do blog do qual é “a alma”. O Palamber é um blog onde abundam novidades “fresquinhas fresquinhas” do mundo da música: notícias, lançamentos, vídeos, datas de concertos e tudo o que é preciso saber para se estar actualizado no pop/rock/electro/techno dos dias que correm.

Foi exactamente com uma amálgama destes estilos que o What Dj? se apresentou no Passos Manuel. Depois de um concerto daquilo que me pareceu metal, a julgar pelos fãs que abandonavam lentamente o auditório do Passos Manuel, o What Dj? leva-nos para a outra ponta do espectro, com a já adorada «Paris» dos Friendly Fires remisturada pelos mais do que excelentes Aeroplane. Com um set marcado por músicas intensas como «If I Know You» dos australianos Presets, o What DJ? faz um excelente trabalho a preparar as hostes para o que aí vinha.

… e o que aí vinha, era a Aerobica Djs, mais especificamente Jorge Naper e Thierry Lambert que, munidos dos pcs, começaram rapidamente a criar grande animação na pista com coreografias projectadas na parede e seguidas por umas 4 ou 5 meninas que as executavam como se as soubessem já de cor.

Naper e Thierry brindam-nos com os habituais mas sempre surpreendentes hits dos anos 90 que nos põem um sorriso nos lábios e a cantar (ou a fingir) músicas que cantávamos em frente ao espelho com uma escova na mão. “Jóias” como «Murder on the dancefloor» de Sophie Ellis-Bextor e outras músicas que nos tiram o tapete debaixo dos pés, como «Unbreak My Heart» de Toni Braxton ou até mesmo uma remix ao estilo drum’n bass(!) de «Star Guitar» de Shinichi Osawa.

Mr. Teaser fez um óptimo trabalho como… isso mesmo “Teaser”. Aqueceu a pista com um óptimo set que deu vontade de ouvir mais. Passou músicas como a remix de SymbolOne da «Ambient Room» dos DVAS e a remix de Cicada do já conceituado produtor português Moulinex.

Dá uns toques nos anos 90 com a já conhecida «Show Me Love» de Robin S, um hit obrigatório dessa década, recuperado para os dias de hoje graças à já muito rodada remistura de Rynecologist. Termina em grande e em estilo de homenagem, com os enormes Smiths remisturados.

“Xirnobyl” era a palavra projectada numa parede onde se viam imagens muito retro de meninas a fazerem coreografias estudadas para exercitar glúteos, bícepes, trícepes e outros músculos dignos de atenção. E foi exactamente isso que aconteceu.

O Passos Manuel encheu-se de pessoas que dançavam como se de exercício dependesse as suas vidas. Xinobi conseguiu pôr toda a gente a dançar com um set salpicado de reminescências retro dos 90 e hits do dancefloor dos 2000. Ouve-se: “Stop the music and go home”, Xinobi abre o set em grande, com «Revolution 909» dos enormes Daft Punk e ninguém tem intenções de ir embora.

De um set marcado pelo electro com passagens no house, Xinobi pontua-o com viagens aos finais dos 90’s início de 2000 com hits de Modjo e Alan Braxe. E os pontos mais altos são as já conhecidas «Positif» de Mr. Oizo e para recordar ficou a incrível «Pjanoo» de Eric Prydz que levou o público ao rubro ao relembrar o tempo em que vibravam ao som daquele piano no Cais 447 ou no Tragaluz e caíam papelinhos do tecto.

O Passos de Aeróbica tem-se destacado pela diferença que marcou nas noites do Porto.  Embora o seu conceito não seja único, tornou-se rapidamente na garantia total de diversão e transpiração. Se por um lado a seriedade com que se leva a música pode ser o combustível de grandes noites, por outro ter a oportunidade de nos rirmos com vontade de uma música que está a passar não será uma razão válida para sairmos de casa e dançarmos até amanhecer?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This