The Poppers & Dapunksportif

Estreia dos dois projectos agendada para o Mercado.

Já o declararam morto e já andaram por aí a dizer que andava moribundo. A cada uma destas afirmações mostrou-se sempre renovado e cada vez com mais força. É assim desde que começou a seduzir uma geração sedenta de movimento. Por mais que o acusem das mais malvadas atrocidades e o tentem deitar abaixo, o rock’n’roll resiste a tudo e todos, alimentando-se dessas críticas e acusações para crescer cada vez mais.

Desde que abriu as portas que o Clube Mercado manteve sempre uma relação estreita com o rock. Em Junho essa relação volta a ser bem promíscua, com a presença garantida de duas promissoras bandas do circuito nacional, os The Poppers e os Dapunksportif, no dia 16 e 17, respectivamente.

Ambas as datas servem para marcar o lançamento do álbum de estreia das duas bandas, nos escaparates sob o selo da Rastilho Records, que continua a sua tarefa incansável na divulgação do melhor que se faz no género em Portugal. “Boys Keep Swinging” é o título que baptiza o álbum debutante dos The Poppers, enquanto que o dos Dapunksportif responde pelo nome de “Ready! Set! Go!” e estarão disponíveis nas lojas a partir da data dos concertos.

Quem são os The Poppers?

Os The Poppers são um quarteto oriundo de Oeiras que conta com Luís Raimundo na voz e na guitarra, Nuno Santos no baixo, Pedro Candeias na bateria e Nuno Jesus na guitarra. O seu universo musical gravita à volta de um pop-rock, com claras influências do brit-rock da década de 60, de bandas como os Beatles ou os The Kinks, mas sem descurar uma vertente mais agressiva com raízes em terras do Tio Sam.

Juntos desde 2000, os The Poppers destacaram-se em 2005, quando venceram o conceituado Festival de Música Moderna de Corroios, um dos mais importantes certames nacionais de música. Pelo meio coleccionaram críticas positivas da imprensa da especialidade, concertos um pouco por todo o país e o destaque da editora britânica Matchbox Recordings, que incluiu o tema «Your Letter», na compilação “Rise Up”.

Os The Poppers dão o último passo desta primeira fase na evolução da sua carreira no início de 2006, ao gravarem o tão aguardado disco de estreia, “Boys Keep Swinging”, álbum que contou com Paulo Miranda na cadeira de produtor. É este disco que os The Poppers preparam-se para apresentar no Clube Mercado, no próximo dia 16, com o selo da Rastilho Records.

Quem são os Dapunksportif?

Os Dapunksportif são Paulo Franco (voz e guitarra), João Guincho (guitarra), João Leitão (baixo) e Pedro Cação (bateria), um quarteto oriundo de Peniche, com uma já considerável experiência musical em projectos anteriores, uns com mais notoriedade que outros, mas que tiveram em comum as raízes punk-rock.

Os Dapunksportif existem desde 2004, formados pela iniciativa da dupla Paulo Franco/João Guincho, que haviam tocado nos extintos Pigs In Mud. Destes, trouxeram a influência punk-rock, que nos Dapunksportif se exprime através de um rock abrasivo e musculado.

Após alguns concertos pelo país, os Dapunksportif tiveram o primeiro sinal de reconhecimento em 2005, quando foram convidados pelos  próprios Xutos & Pontapés para fazerem dois concertos de abertura da banda, inseridos na digressão “3 Desejos”, actuando inclusive no Coliseu dos Recreios.

Já em 2006 integraram o lote das bandas finalistas do conceituado Festival de Música Moderna de Corroios, pouco antes de assinarem contrato com a Rastilho para a edição do álbum de estreia: “Ready! Set! Go!”.

O disco chega às lojas na segunda metade de Junho, mas antes haverá um concerto de apresentação no Clube Mercado, marcado para o próximo dia 17. Para já, podem ir vendo o teledisco do primeiro single «I Can’t Move», já em rotação na MTV.

Em Junho, o rock está de volta ao Clube Mercado. E em Julho, um pouco por todo o país, com os The Poppers e os Dapunksportif em digressão conjunta.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This