The radiosilis

The RadioSilis

Música feita à medida. E Rui é o músico criador, que assume a tarefa de «alfaiate» para dez pessoas que queiram fazer parte de um álbum único, pessoal e (in)transmissível.

O Rui Vieira da Silva dedica-se à música desde muito cedo; costumava ser «apanhado» ao piano em casa dos avós. E quando conseguiu ter a sua primeira guitarra aos 16 anos «recusei-me a ouvir outra musica que não a minha, tinha receio de ser influenciado por outras bandas; foi essencialmente um período de descoberta sonora a nível pessoal.» Música tua? «Sim, sempre tive a mania de não tocar nada que não fosse meu. E, depois de ouvir os mestres como Hendrix e a forma como se elevavam na sua musica…foi isso que procurei em mim. Tem sido uma busca incessante.»

Hoje surge-nos com um projecto denomenado The RadioSilis, que começou nos tempos da escola. Rádio Silêncio de Lisboa. E onde surge a inspiração? «Alguém disse “eu trabalho 24 horas por dia à espera que numa delas a inspiração me atinja”. Compor para mim é um misto entre o que eu procuro e o que a musica me dá. Acaba por ser um diálogo entre mim e as máquinas que utilizo e muitas vezes sou surpreendido por elas.» Rui “brinca” com as máquinas da mesma forma que um pintor ou escultor “brinca” com as ferramentes que usa para criar. «Dou o que tenho e o que sinto à minha volta e tenho o retorno dos brinquedos que utilizo.»

Rui pretende criar um álbum composto por dez músicas, cada uma delas composta a pensar numa determinada pessoa. A ideia de criar música “à medida” não é muito comum. Como surgiu? «Eu já conheço a minha historia, e marco isso na música que faço, é um registo da minha existência. O que pretendo é encontrar outras histórias, outras formas de ver a vida, e registar esses momentos. Quero conhecer a D. Maria que trabalhou toda a vida numa fábrica, o Sr. Manuel ex-emigrante e suas historias, o comandante Sousa e as suas aventuras, a Joana que ainda estuda mas tem muitas aspirações para o futuro, o Carlos que abandonou os estudos para trabalhar, o João que sempre teve tudo e nuca deixou de ser generoso. Quero registar a vida deles e marcar este momento na historia de todos. Como um álbum de fotografias mas com música.» E como é que podemos fazer isso? O objectivo do Rui é concretizar dez datas até Setembro, ou seja, criar dez músicas exclusivas para dez pessoas diferentes. E tu podes ser uma delas. Para tal basta contactar o Rui através de e-mail radiosilis@gmail.com ou do skype radiosilismusic

A grande dificuldade deste projecto é encontrar as dez fontes de inspiração, as dez pessoas. «Ainda poucas pessoas me conhecem. E muito menos conhecem o projecto. Encontrando as pessoas… o resto é logística.». Rui acrescenta: «O vosso convite é um impulso e quero que saibam a minha gratidão. Agora espero por essas fontes de inspiração com toda a sua história e vamos fazer a festa.» Estás à espera de quê? Sintoniza a RadioSilis.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This