rdb_wonhundred_header

WON HUNDRED

Simplicidade arrojada.

Nikolaj Nielsen é o visionário responsável pela criação da marca dinamarquesa Won Hundred. Veterano da indústria da moda com uma vasta experiência em denim, sempre desejou materializar a sua própria visão numa linha de vestuário com o intuito de contestar e desafiar a forma como a moda está enraizada na Dinamarca.

Ao começar uma nova marca de moda com uma colecção masculina clássica e formal e, ao mesmo tempo, com uma certa disposição para assumir riscos, a Won Hundred captou imediatamente o interesse e atenção tanto da imprensa e como dos retalhistas. Na colecção seguinte a marca lançou uma colecção extensa de pronto-a-vestir que integra peças tão distintas e abrangentes como t-shirts, jeans e fatos feitos por medida para homens e mulheres.

Hoje a equipa de criativos por trás da marca Won Hundred trabalha de forma proactiva com os vários mantras: a paixão, a consciência, a reacção e o fascínio em todos os sentidos, desde os esboços da fase inicial até à produção final das peças. A abordagem empresarial para a inspiração, quer seja conceitual ou por impulso súbito,  é encontrada principalmente dentro dos diferentes movimentos artísticos  como o cinema, a música e a arte, que servem como base para a missão da marca: definir um estilo moderno para indivíduos multifacetados e entusiastas.

A Won Hundred nasceu em 2003 e, desde então, é constituída por uma equipa de design de dez pessoas que criam peças ao mais simples estilo escandinavo mas com qualidades que Nikolaj Nielsen define como “ocultas”, como bolsos secretos e costuras cuidadosamente colocadas. Segundo o designer “tudo o que fazemos, fazemos com força e com um toque”. E ai se encontra a essência desta marca de promete marcar pela diferença o mundo da moda.

O ano de 2008 foi marcante para a história da marca. Em Fevereiro, a Won Hundred apresentou um dos seus dois grandes desfiles de moda durante a Copenhagen Fashion Week e obteve excelentes criticas da impressa de moda internacional. Nas semanas seguintes os imagebooks das colecções Spring | Summer 08 e Autumn | Winter 08, venceram vários prémios de direcção de arte Americanos e Europeus na categoria de Melhor Catálogo.

A marca conseguiu, em menos de cinco anos, estabelecer uma base sólida e uma identidade forte a nível nacional e internacional. Actualmente, a marca está representada em mais de 170 lojas seleccionadas em todo o mundo, incluindo Portugal e estabeleceu escritórios e showrooms em Copenhaga (Dinamarca) e em outros pontos da Europa. O objectivo para o futuro próximo é a expansão da marca para o leste e para o Japão, e a continuação da recém-iniciada expansão pelo mercado norte-americano.

Por ano, a Won Hundred apresenta quatro colecções, das quais fazem parte, para além das colecções base Spring | Summer e Autumn | Winter, uma linha de jeans_’Won Hundred Jeans’ e uma linha mais básica chamada ‘WH100’.

As colecções da Won Hundred baseiam-se numa forma de vestir sofisticada e fresca, arrojada e consistente. Surgem como algo novo e fresco mas sempre com tecidos resistentes e paletas-base em tons escuros e fortes.

Embora a marca já esteja fortemente estabelecida na Europa, só está disponível no Estados Unidos, mais concretamente em Nova York, desde 2008 e ainda caminha para a sua consolidação neste pais. Actualmente, a Won Hundred está disponível em várias lojas como Dear Fieldbinder, Generra, Oak e Orchard Suite.

Para a próxima colecção Autumn | Winter, Nielsen inspirou-se no Cubismo, tanto no movimento das bordaduras rígidas como na arte da colagem que era muito comum naquele período artístico. O conceito da colecção foi traduzido para as peças através de leggings com padrões geométricos, usadas sob blusas drapeadas e calças estruturadas com cintos rígidos usados sobre o tecido fino das blusas.

Definitivamente, o “mundo” escandinavo está a dar cartas na moda, de forma original e arrojada. Keep going!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This