“África Eterna”

“África Eterna”

Um sonho que ficou por realizar

“África Eterna”, livro que conta com o carimbo da Oficina do Livro, reúne 50 histórias publicadas na “Notícias Magazine”, a revista de Domingo que se encontra entre as páginas do Jornal de Notícias e o Diário de Notícias.

Este não é um livro marcado pela tristeza, ou que conte a saga dos retornados que voltaram a Portugal fugindo a um destino escrito num vermelho sangue muito carregado. É, acima de tudo, a história de pessoas, muitas delas nascidas em África, que no continente mágico viveram uma utopia que ainda hoje guardam dentro de si – uma espécie de sonho que ficou por realizar – e que, de certa forma, permanecem presas à ideia de um dia poderem regressar, seja para viver de novo ou apenas recordar.

São os cheiros, a cor da terra e uma imensa sensação de liberdade que permanecem vivos. Maria João Alexandre, uma das personagens de carne e osso que habitam as páginas de “África Eterna”, resume numa frase o sentimento de pertença: “Como me podia espantar com o mundo se tinha ficado com aquela terra gravada nos meus olhos?”.

Individualmente, as histórias assemelham-se a pequenos fragmentos mas, tomadas em conjunto, são peças de um puzzle que no final revelam um desenho emocional de como África surgiu, um dia, aos olhos de muitos portugueses: eterna.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This